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Picos de Modulação


A modulação em frequência (FM) é uma técnica de modulação em que a frequência de uma onda portadora é variada de acordo com a amplitude do sinal modulador.


Os "picos de modulação" em FM referem-se aos pontos máximos e mínimos da variação da frequência da onda portadora. Estes picos representam os extremos da variação de frequência que ocorre devido ao sinal modulador.


Para entender melhor, considere uma onda senoidal simples como sinal modulador.

Quando essa onda senoidal atinge seu pico positivo, a frequência da onda portadora aumenta para seu valor máximo. Da mesma forma, quando a onda senoidal atinge seu pico negativo, a frequência da onda portadora diminui para seu valor mínimo.

Esses pontos máximos e mínimos de variação de frequência são os "picos de modulação"


Pontos Importantes sobre modulação em FM:

Desvio de Frequência: É a diferença entre a frequência máxima e a frequência não modulada da onda portadora. O desvio de frequência é diretamente proporcional à amplitude do sinal modulador.


Largura de Banda: Em FM, a largura de banda é determinada pelo desvio de frequência e pela frequência do sinal modulador. A largura de banda de um sinal FM é geralmente maior do que a de um sinal AM equivalente.


Imunidade a Ruído: Uma das principais vantagens da modulação FM sobre a modulação AM é sua imunidade relativa ao ruído. Ruídos, como o ruído estático, tendem a afetar a amplitude de um sinal, mas em FM, a informação é carregada na variação de frequência, tornando-o menos suscetível a interferências.


Índice de Modulação: É a relação entre o desvio de frequência e a frequência máxima do sinal modulador. Ele determina a natureza do sinal FM, seja ele estreito (NBFM) ou largo (WBFM).


Espectro de Frequência: Em FM, o espectro de frequência contém uma frequência central (frequência da portadora) e múltiplos componentes laterais que são espaçados pela frequência do sinal modulador.


Como Controlar os Picos de Áudio:

"Limitação de pico" e "clipping" são ambos métodos usados no processamento de áudio para controlar a amplitude dos sinais de áudio, mas eles funcionam de maneira diferente e podem ter efeitos diferentes no som. Vamos analisar cada um:


1. Limitação de Pico (Peak Limiting):

Finalidade: A limitação de pico é usada para garantir que o sinal de áudio não exceda um limite especificado. É uma forma de compressão da faixa dinâmica.


Como Funciona: Quando a amplitude do sinal de áudio se aproxima do limite definido, o limitador reduz o ganho para evitar que ele exceda esse limite. Isso é feito sem introduzir distorção, desde que seja aplicado corretamente.

Uso: Limitadores de pico são comumente usados em transmissões e reforço de som ao vivo para evitar picos súbitos de volume, que poderiam danificar equipamentos ou ser desconfortáveis para os ouvintes.


2. Clipping:

Finalidade: O clipping é uma forma mais agressiva de controle de amplitude, onde qualquer parte do sinal que excede o limite é simplesmente "cortada".


Como Funciona: Quando a amplitude do sinal de áudio excede o limite, ela é cortada, resultando em uma forma de onda com topo achatado. Isso pode introduzir distorção harmônica no áudio.


Clipper composto produz maior volume – Loudness:

Comparado ao clipping tradicional esquerdo/direito, o clipping composto pode fornecer mais de 2 dB's de volume extra (loudness) sem sacrificar a qualidade e dinâmica do áudio no ar.



Artigo escrito por:

Jorge Faria

Consultor de Broadcast da Audiotx.

09/10/2023.






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