top of page

Otimização SWR


Como acontece o milagre? Muito simples; variando a fase da subportadora de 38 KHz.

Isso ajuda a corrigir os erros entre o transmissor e as incompatibilidades da antena e cabo, devido a SWR. O resultado dessas correções permite que você possa ajustar a separação de canais para obter um áudio de qualidade.

SWR = Standing Wave Ratio.


Nota: O processador Stereo Tool FM+ Plus já possui este recurso o que ajuda muito.


A largura de banda de um sinal FM modulado em frequência depende de vários fatores, incluindo o nível e a frequência da modulação, os níveis são importantes para uma boa qualidade de transmissão.


O SWR? É a proporção de quanta potência de saída atinge seu destino versus quanta é refletida de volta.

Um SWR baixo significa que sua antena está transmitindo uma quantidade satisfatória de potência de RF (radiofrequência) em vez de enviá-la de volta ao seu transmissor.

SWR resulta quando a potência refletida interage com a potência direta para criar ondas estacionárias na linha de transmissão.

Até o início dos anos 1940 o SWR não era compreendido.


Uma antena bem sintonizada permite uma boa separação do sinal estéreo, isto porque nas antenas reais o casamento de impedância não é perfeito, e cria ondas estacionárias que como consequência reduz a separação de estéreo na transmissão em estéreo, essa redução faz com que a qualidade do som se degrade.


NOTA: Uma excelente classificação é obtida com separações de canais superiores a 40 dB, pois qualquer aumento acima deste valor não é percebido pelo ouvido. Uma separação ruim é de 21 e 26 dB. A separação mínima exigida pela FCC dos Estados Unidos é de 29.7 dB.

Em quase todos os países, a separação mínima requerida é de 30 dB.


Se o SWR for muito alto, há baixa saída na antena. A valiosa potência de RF é enviada de volta através da linha de alimentação para o transmissor. Isso significa que seus sinais de saída serão fracos e distorcidos. Pior ainda, toda essa energia que está sendo enviada de volta ao seu transmissor será na forma de calor e pode danificar permanentemente o transmissor.


Escrito por:

Jorge Faria

16/09/2022




Se você tem dúvida ou alguma pergunta que gostaria de fazer escreva-nos será um prazer responder!






49 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page