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Entendendo o Compressor de Áudio


O compressor é uma excelente ferramenta, pode ser usado como um redutor de dinâmica, ou um nivelador de áudio em um processador de FM, pois os programas variam muito.

Serve também para envelopar as músicas o que permite criar maior volume e presença.

Vamos dar uma lembrada dos parâmetros básicos de um compressor, seja ele um plug-in ou um hardware (equipamento externo ou periférico).

Threshold: a tradução seria limiar. É uma linha imaginária que, quando a amplitude do sinal ultrapassa o volume, a compressão entra em ação.

Ratio: a tradução seria razão. É a quantidade de compressão praticada. Ou seja, um ratio de 5:1 significa que, quando o áudio ultrapassar o volume estabelecido pelo threshold, para cada 5dB de variação na entrada, só vai haver 1dB de variação na saída. Um ratio de infinito para um (8:1) caracteriza o compressor como um limiter, ou seja, nada passa do threshold.

Atenção deve ser dada a isto: um limiter ou compressor infinito opera segundo o nível médio RMS de sinal, semelhante ao que ouvimos. Um peak limiter é um processador bem diferente, operando segundo a amplitude de pico do sinal.

Attack: este parâmetro controla o tempo que demora do momento em que o áudio ultrapassa o threshold até que o compressor comece a atuar.

Release: este é similar ao attack, porém, controla o tempo em que o compressor leva para deixar de atuar, uma vez que o áudio volta a ser mais baixo do que o threshold.

Output ou Gain: é o controle do ganho de saída do compressor. Como o compressor reduz o volume ou o ganho das partes do áudio que ultrapassam o threshold, este parâmetro nos permite voltar a elevar o ganho geral do programa.

A maneira mais fácil de se criar uma assinatura sônica é saber controlar os transientes (pedaços de sons muito rápidos) pois são pouco percebidos pelos ouvidos, mas são presentes no sinal de áudio. Se um programa tem transientes muito mais altos do que podemos perceber auditivamente, o que ocorre é que estes transientes são os primeiros a atingir o limite máximo de (0db).

Com isso, a parte do programa ou da música que ouvimos fica limitada a um nível que equivale à diferença entre o transiente mais alto e o programa. Se reduzirmos um pouco o volume destes picos ou transientes usando um peak limiter, podemos então aumentar o ganho do programa, fazendo com que a música soe mais alta. Vale lembrar que se o peak limiter for usado em excesso, você poderá estar "limitando" partes importantes do programa que não são mais classificadas como picos ou transientes, alterando para um resultado musical pior, ou seja, "comprimir demais".

Importante:

Uma das maneiras de alterar o equilíbrio entre as altas e baixas frequências é com equalização, que eu não acho conveniente. A outra, é trabalhar bem o compressor

Para criar uma assinatura sônica.


Se usarmos o compressor com attack lento, o que vai ocorrer é que as frequênciasaltas dos transientes do ataque original vão "passar" naturalmente. E quando o compressor, finalmente, começar a atuar, este vai "segurar" ou comprimir as frequências mais baixas, fazendo com que a relação mude entre as altas e baixas. Com isto, a música vai aparecer mais presente.


Usando o compressor com attack mais rápido e release mais lento fará com que os transientes sejam comprimido diminuído a relação das frequências mais baixas.


O que é Transiente:

É um som de alta amplitude e curta duração no início de uma forma de onda que ocorre em nas músicas, ruídos ou fala.



Voz.

Talvez um dos maiores usos do compressor seja para minimizar as diferenças de volume na voz. Porém, se a voz for comprimida em excesso, tome cuidado para que o attack não seja muito lento. Pois isto fará com que as frequências altas emitidas, principalmente, pelos "esses", soem mais altas do que o resto, enfatizando a sibilância na voz.

Sibilância é o desequilíbrio do volume dos "esses" em relação ao resto da voz. Neste caso, deve se reduzir o tempo do attack do compressor.

Pra minimizar use um "de-esser" após a compressão da voz. Um "de-esser" é um compressor com "side-chain" nas frequências altas e de attack e release muito rápido.

Ele comprime apenas quando detecta presença de altas frequências, é indispensável para controle de sibilância na voz.


Criando a Assinatura Sonica:

Sabendo usar o compressor corretamente você pode criar um som fantástico (sem igual).

Alterando o attack e o release, conseguirá alterar a relação de transientes no programa e trazer para mais perto sons rápidos, de frequências altas, fazendo as músicas terem mais brilho e presença sem ter que usar equalização.


O mais importante é experimentar, ouvindo os resultados. Cada música/programação pede uma compressão diferente. Lembre-se que não dar para agradar a Gregos e Troianos. Porem o seu ouvido será o juiz, por isso não julgue sozinho, peça ajuda outras pessoas na audição, inclusive as mulheres que possuem um senso auditivo mais apurado.


Escrito por:

Jorge Faria

28/10/2022



Se você tem dúvida ou alguma pergunta que gostaria de fazer escreva-nos será um prazer responder!





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