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Áudio fora de fase


O que é fase?

Em áudio, o termo "fase" refere-se à relação temporal entre duas ondas sonoras ou sinais de áudio. A fase descreve a posição relativa das duas ondas no seu ciclo.

Em outras palavras, ela indica em que ponto as duas ondas estão em seus ciclos individuais quando comparadas uma com a outra.


A fase é geralmente medida em graus ou em radianos, e ela determina como duas ondas interferem entre si quando somadas. Se as fases das duas ondas estiverem alinhadas, elas estão em fase e suas amplitudes se somarão de forma construtiva, resultando em um aumento na amplitude do sinal resultante. Por outro lado, se as fases estiverem desalinhadas, as ondas podem se cancelar mutuamente, resultando em uma diminuição na amplitude do sinal resultante, ou até mesmo em um completo cancelamento, dependendo da diferença de fase



O grande vilão do áudio fora de fase são os cabos.


Quando os cabos de áudio estão "fora de fase" haverá um cancelamento de sinal, resultando em uma redução da intensidade sonora percebida. Isso pode ocasionar um som fraco ou quase inaudível. A diferença de fase também pode afetar a resposta em frequência do sistema de áudio. Algumas frequências podem ser reforçadas, enquanto outras podem ser atenuadas, resultando em um som desequilibrado e não natural.

Em casos extremos, a diferença de fase pode levar a distorções audíveis que tornam o som desconfortável ou "estranho" aos ouvidos.


Entendendo:

Os cabos de áudio podem estar fora de fase por várias razões, tais como: conexões incorretas, ou polaridades invertidas. Quando os cabos que alimentam o processador de áudio FM, estão fora de fase, os sons que devem se complementar irão se anular, resultando em perda de definição e graves fracos.


Cabos fora de fase podem causar grandes problemas ao sinal de FM transmitido.

Produzindo os seguintes impactos no som:

O som estéreo perde totalmente a sua amplitude.

As músicas perdem definição.

O som de voz perde presença e inteligibilidade, ficando parecendo com voz de karaokê.

Os comerciais perdem impacto.

As narrações ficam sem presença.

Ouvintes com rádio mono – Ouvirão um áudio quase ou completamente cancelado.

Conectores XLR tornara-se o padrão adotado nos equipamentos de áudio profissional.


Nota: O conector que hoje chamamos de XLR foi inventado por James H. Cannon, fundador da Cannon Electric em Los Angeles, Califórnia.


Como homenagem ao seu idealizador, o conector foi inicialmente chamado de "Cannon X". Posteriormente foi criada uma versão que incluía a opção de travamento, chamada de "Cannon XL". Em 1955 foi adicionado novo modelo de isolamento em torno dos contatos do conector fêmea e passou a ser chamado "Cannon XLR". Atualmente ele é conhecido simplesmente como conector XLR.


Conexão correta em cabos com conectores XLR


Ainda hoje existem dúvidas porque um cabo XLR possui 3 pinos. Vou explicar: Um cabo de áudio balanceado possui três pinos para acomodar os três condutores essenciais para a transmissão de um sinal balanceado. Esses três pinos permitem que os dois sinais inversos e o aterramento sejam conectados corretamente entre as fontes de áudio e os equipamentos de destinos Os três pinos são:

Pino 1 (GND Terra): Este é o fio de aterramento ou malha, ele é fundamental para garantir a segurança e a integridade do áudio. Essa malha protege os condutores de interferências eletromagnéticas externas, minimizando ruídos indesejados. Pino 2 (+ HOT): Este fio carrega o sinal de áudio positivo da fonte para o destino. É o sinal de áudio que você deseja transmitir. Pino 3 (- COLD): Este é o condutor negativo do sinal. Este fio também carrega o sinal de áudio, mas ele é invertido em relação ao sinal positivo. Em outras palavras, ele carrega o sinal "espelhado" do sinal positivo. A conexão desses três pinos permite que o sistema de áudio aproveite o cancelamento de fase inerente aos sinais balanceados, resultando em uma transmissão de sinal mais limpa e livre de interferências. A configuração de dois sinais opostos e a capacidade de diferenciar esses sinais no destino são fundamentais para o sucesso do sistema balanceado. Finalizando: A principal vantagem de um cabo de áudio balanceado é que, devido à sua configuração de dois sinais iguais e opostos, qualquer interferência ou ruído capturado pelo cabo durante a transmissão é comum aos dois sinais. Quando o sinal chega ao destino, ele é submetido a um processo chamado de "diferencial", que subtrai o sinal invertido do sinal original. Como as interferências são comuns a ambos os sinais, elas são canceladas durante esse processo, resultando em um sinal limpo e sem ruídos. É importante observar que, ao conectar cabos balanceados, os pinos 2 e 3 são essenciais para a transmissão do sinal de áudio, enquanto o pino 1 (terra) é crucial para proteger o sinal contra ruídos e interferências. A combinação desses três pinos e condutores é o que torna os cabos de áudio balanceados tão eficazes na transmissão de áudio de alta qualidade. Nota: Cabos balanceados podem suportar conexões longas entre 15 a 30 metros



Artigo escrito por:

Jorge Faria

Consultor de Broadcast da Audiotx.

Fonte de informação SBE - Society of Broadcast Engineers USA.

29/08/2023.






Se você tem dúvida ou alguma pergunta que gostaria de fazer escreva-nos será um prazer responder!





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