Streaming de Áudio

Como funciona

O que é um Streaming de Áudio:

Streaming (fluxo, ou fluxo de mídia) é uma forma de distribuir informação de audio e vídeo pela Internet através de pacotes.

O streaming consiste em um tipo de arquivo capaz de ser executado mesmo enquanto ainda está sendo baixado pela  Internet; muito utilizado para distribuir conteúdo de áudio (web rádios), No streaming, as informações da mídia não são arquivadas pelo usuário que está recebendo o stream (a não ser a arquivação temporária no cache do computador).  A mídia é constantemente reproduzida à medida que chega ao usuário, e se a Internet for de boa qualidade pode ser reproduzida praticamente em  tempo real, o usuário aguarda alguns segundos e após esta pequena espera, o som tem início, estes primeiros segundos são usados para criação de um buffer na memória do PC, uma espécie de depósito de dados para que o tocador (player) não pare caso a conexão fique ruim durante o streaming.

Para realizar este trabalho são necessários Codificadores e Decodificadores de áudio ou vídeo se for o caso.

 

Atualmente, com o advento de tecnologias como o ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line), Internet via Cabo, rádio, WiMAX, permitem novos horizontes na Internet, como por exemplo, o vídeo sob demanda (video on demand). Também é possível  ouvir radios e assistir a vídeos em streaming via telefone celular ou na tela do computador.

É uma tecnologia que tem possibilitado a muitas pessoas em todo o mundo terem acesso a conteúdo que antes não era possível através da internet. Por exemplo, se estamos no Brasil, podemos assistir e ouvir Tv’s e Rádios de outros países. Utilizando somente um computador ou um telefone com tecnologia 3/4G.

Os 3 principais sistemas de Streaming são:

Windows Media

O Windows Media é o mais popular dos players na plataforma PC justamente por vir instalado com o Windows. Para codificar os arquivos em Windows Media Áudio, entretanto, é necessário fazer o download do Windows Media Encoder. Ambos os programas são de uso gratuito.

Usa o conceito de target audiences (audiências alvo) que são escolhidas durante o processo de codificação. Possui a tecnologia Intelligent Streaming, que tenta ajustar o fluxo de áudio para as diferentes velocidades de conexão. No caso de vídeos, por exemplo, a medida que a conexão piora, o sistema passa a mandar menos frames, procurando manter o som inalterado. Da mesma forma que o RealSystem com seu SureStream necessitam de servidores Real, apenas Windows Media Servers (servidores especiais de Web) podem executar Intelligent Streaming.

QuickTime

Apesar do pioneirismo da Apple em multimídia, o quicktime não foi originariamente criado para streaming. A empresa demorou a perceber o potencial desta tecnologia e só mais tarde o quicktime ganhou capacidades de fazer stream. O Quicktime é usado tanto para decodificar (tocar) o arquivo stream quanto para codificar. Embora esta funcionalidade só esteja na versão profissional do programa.

Ao ser acionado, o Quicktime especifica um nível de qualidade de streaming do arquivo a partir da análise da velocidade de conexão. O streaming é iniciado a partir deste instante.

RealSystem

O Real, da empresa RealNetworks, possui um player chamado RealPlayer ou RealOne e usa o codificador Real Producer ou Helix Producer para a criação dos arquivos stream.

 

Usa uma tecnologia chamada de SureStream, recurso que entrelaça vários níveis de qualidade no mesmo arquivo. À medida que a taxa de transferência da conexão varia, a qualidade do streaming enviado é escolhida dinamicamente. Ele tenta enviar sempre o som com a melhor qualidade possível na conexão disponível. Para que este recurso funcione, entretanto, é necessário que o arquivo sonoro esteja armazenado em um RealServer ao invés de um servidor Web padrão.

 

Servidores de Streaming

Á princípio não é necessário ter um servidor especial para colocar arquivos de áudio ou vídeo com download streaming em nossas webs. Qualquer servidor normal pode mandar a informação é o cliente quem se encarrega de processá-la para poder mostrá-la na medida em que for recebendo.

Entretanto, existem servidores especiais preparados para transmitir streaming. Embora em muitas ocasiões não seja necessário utilizá-los, podem nos oferecer importantes prestações como mandar um arquivo de maior ou menor qualidade dependendo da velocidade da Internet.

Em determinados casos, como para funcionamento de uma rádio ou a transmissão de um evento ao vivo, será imprescindível ter um servidor de streaming que vai receber o sinal; e ele enviará a todos os clientes na medida em que vai recebendo o sinal.

Se você tem dúvida ou alguma pergunta que gostaria de fazer escreva-nos será um prazer responder!

 

Artigo escrito por: Jorge Faria

Consultor de Broadcast da Audiotx e Stereotool FM

www.stereotool.com.br

www.audiotx.com.br

 

 

Contato 

Audiotx 

Rua Porto Alegre, 263 Cabo Frio, RJ

Telefone: (22) 2648 - 9818 
Celular: (22) 99885 - 6062 (Vivo)

Celular: (22) 98102 - 7853 (Tim)

© Copyright Stereo Tool  2016.  Stereo Tool  Exclusivo