Ruídos de Áudio 

41454.jpg

Hum (zumbidos)

Na instalação de um equipamento, você pode perceber um zumbido irritante assim que liga e conecta o equipamento.

O que pode ser?

 

Possivelmente loop de terra.

Mas o que é loop de terra? E a circulação indevida da corrente elétrica através do aterramento, causada por diferenças de potencial elétrico que surgem ao longo do sistema de aterramento.

 

Um loop de aterramento geralmente ocorre quando um ou mais equipamento são conectados na rede de AC (corrente alternada) em locais diferentes cuja blindagem é conectado ao terra. Em termos mais simples, isso cria uma antena de loop único que adora sugar vários tipos de ruído por indução eletromagnética. Você pode ver como um loop é criado no diagrama abaixo.

6985.jpg

Equipamentos ligados em tomadas diferentes de AC provavelmente criarão um loop de aterramento.

Nota I

Qualquer coisa que interrompa o loop removerá o ruído, e a maneira mais fácil de fazer isso é ligar tudo através de um único soquete de AC. Conforme mostrado na figura abaixo.

11485.jpg

Equipamentos conectados a partir da mesma tomada de AC elimina a maioria dos loops de aterramento. Se ainda houver zumbido, é melhor verificar o aterramento.

Nota II

Basta conectar todos os seus equipamentos em um único filtro de linha, protetor de surtos ou condicionador de energia. Se o problema não for solucionado é conveniente verificar o aterramento.

 

Cada dispositivo conectado à rede elétrica pode produzir hum (zumbidos) devido a eletricidade utilizada, estes ruídos normalmente vem de fonte de alimentação, luz de Led, motores elétricos, carregadores de celular e muitas outras coisas.

O efeito é cumulativo e normalmente causado pela energia suja de AC.

 

Também existe o ruido de EMI/RFI.

No mundo moderno, as fontes de energia eletromagnética produzida pelo meio ambiente estão aumentando cada vez mais. Toda essa energia perdida pode encontrar caminho nos equipamentos de áudio.

RFI - Radio-frequency interference são provenientes de transmissores terrestres

(não estou falando de transmissores de FM) de rádio e sistemas de comunicação sem fio.

 

A interferência de radiofrequência (RFI) vem de transmissores de rádio terrestres e uma gama completa de dispositivos de comunicação sem fio. Adicione isso à interferência eletromagnética (EMI) ou campos gerados por transformadores e todos os tipos de fiação de alta tensão que nos cercam. Como não podemos nos afastar totalmente, a blindagem adequada de dispositivos eletrônicos, cabos de áudio e cabos de alimentação é a solução correta.

 

A maioria dos fabricantes de equipamentos para broadcast tomam medidas para evitar que o ruído da rede elétrica interfira no áudio ou em seus equipamentos. Transformadores, reguladores de tensão e capacitores são frequentemente usados para evitar este tipo de ruido.

 

Como evitar os ruídos:

Alguns estúdios de rádio empregam o que se chama de (true Faraday-cage)

Ou seja blindagem de gaiola Faraday no próprio gabinete, ao redor do transformador de potência ou em ambos. Esse tipo de blindagem pode ser bastante eficaz em bloquear ou atenuar notavelmente EMI/RFI que afeta componentes e fiação no caminho de áudio dentro do dispositivo.

Na minha opinião, cabos de áudio  de microfones e outros equipamentos analógicos

são os meios mais comuns pelo qual o ruído indesejado é introduzido no sistema.

 

Cabos de áudio de boa qualidade podem apresentar enrolamentos de condutores projetados para ajudar a rejeitar ruídos indesejados, bem como uma camada de blindagem ao redor dos condutores.

Se um cabo de áudio não possuir uma blindagem interna, pode sim gerar ruídos, também pode se tornar uma antena incrível para uma ampla gama de energia eletromagnética ambiente. Portanto, antes de culpar o tecnico, verifique primeiro os seus cabos de áudio.

 

Cabo de forca – Power cable. E outro ponto muito discutido:

A maioria dos cabos de alimentação padrão fornecidos junto com os equipamento não são blindados.

Obviamente, se você tiver esses cabos próximos a outros cabos não blindados e cabos de áudio com blindagem inadequada, eles podem ser uma outra fonte de ruído.

 

Felizmente, os tipos mais comum de cabos de alimentação blindados feitos para equipamentos com fontes de alimentação internas são relativamente baratos.

Embora a substituição de cabos de alimentação não blindados pelos cabos blindados não resolva inteiramente o problema de ruído em um estúdio de rádio ou de gravação, todas as mediadas na luta contra ruídos indesejados contribuirão para melhorar a qualidade do áudio.

 

Finalizando:

Quando se toma todas as medidas razoáveis para reduzir ou eliminar os ruídos indesejáveis, como: ruídos de redes elétricas e ruídos EMI/RFI, o ruido poderá ser identificado mais facilmente.

Às vezes, o ruído está no caminho do áudio sendo gerado por peças baratas em um circuito que muitas vezes não tem especificações e produz consequências audíveis. Muitas das vezes, o ruído também é resultado de um aterramento interno ruim.

Artigo escrito por: Jorge Faria  

Data:23/03/2022

Consultor de Broadcast da Audiotx e Stereotool FM

www.stereotool.com.br

www.audiotx.com.br