Qual a diferença entre uma Placa de Som e um DAC.

Uma placa de som é um dispositivo periférico que pode ser instalado na placa-mãe de um computador para adicionar recursos de interface e processamento de áudio.

DAC (Digital Analog Converter) é um dispositivo que converte o áudio digital em analógico, não possui processamento de áudio e nao precisa ser instalado na placa-mãe do computador.

 

Uma placa de som contém um DAC, mas um DAC não é necessariamente uma placa de som. Tradicionalmente, "DAC" refere-se a um microchip que converte sinais digitais em analógicos. Apenas recentemente tem sido comum usar o termo para se referir a todo um produto físico que possui entradas digitais e saídas analógicas. O conceito de microchip é mais preciso e os DACs devem ser pensados dessa maneira.

A cadeia de eventos em um computador começa em *software,* onde um sinal de áudio é criado (ou armazenado) *digitalmente em um formato binário* (formatos comuns incluem WAV, MP3, FLAC, etc). O sinal de áudio é então passado para uma placa de som, onde passa primeiro pelo DSP para que quaisquer efeitos sejam aplicados (se aplicável, pois todas as configurações do DSP podem ser desligadas no software) e depois vai para o *DAC,* após o qual ele é transformado em sinal analógico.

*As placas de som* não possuem normalmente "amplificadores" no sentido convencional.

A saída nativa das placas de som é de "nível de linha" que é amplificado fora do computador. Geralmente por pré amplificadores, pois como disse nao tem amplificação.

 

As placas de som modernas possuem 3 etapas importantes: um DAC (Digital para Analógico), um ADC (Analógico para Digital) e um DSP (digital signal processor).

Artigo escrito por: Jorge Faria  

Data:07/06/2022

Consultor de Broadcast da Audiotx e Stereotool FM

www.stereotool.com.br

www.audiotx.com.br