Processamento de Áudio – Arte ou Magia!

Todas as emissoras de rádio possuem algum tipo de Processamento de áudio seja ele simples ou não! No mínimo um limitador de áudio que vai manter o nível de modulação da emissora dentro dos limites evitando a sobre-Modulação. Funciona bem em termos limitação de áudio, mas não em termos de sonoridade.

O som da emissora não terá nenhum Loudness nem riqueza de detalhes, o som será bem linear sem presença e dinâmica!

 

 O que fazer:

Começar usando um processador multibandas já seria um bom começo!

 

A primeira vantagem é que vai aumentar a dinâmica e o peso do áudio da rádio ao mesmo tempo prevenindo a sobre-modulacao. Também tem muitos outros benefícios, pode criar uma identidade sonora própria para a emissora de rádio. Fazendo uma grande diferença na qualidade final que vai ao ar.

Normalmente os processadores mais simples só possuem três estágios principais de processamento.

 

São eles:

AGC ou Controle Automático de Ganho – esta seção age como um operador de áudio sentado em frente a uma mesa de som, se o nível de áudio e muito baixo, gentilmente ele aumenta, se for muito alto diminui devagar. Esta função é muito importante principalmente em rádios comunitárias onde o locutor/operador normalmente é inexperiente e a emissora possui equipamentos de qualidade bem simples.

 

Compressor Mutibandas – esta seção é que chamamos de centro de inteligência artificial. Tem a função de dividir o áudio em várias bandas de frequências (3 ou mais) onde os graves médios e agudos são processados separadamente. Assim evitando o problema básico dos limitadores de uma única banda em o que som é processado num todo; as frequências baixas são aumentadas e as altas diminuídas.

E no compressor de multibanda que se cria a “assinatura sônica” fazendo com que o som da emissora de rádio tenha uma sonoridade diferenciada das emissoras concorrentes.

 

Limitador Final – E um limitador de ação muita rápida que corta qualquer pico de modulação; faz com que a transmissão esteja dentro dos limites legais de modulação permitida pela lei. No Brasil infelizmente não é respeitada, pois ainda prevalece a ideia de quanto maior for a modulação da emissora melhor será a qualidade do som. Puro erro! Pois o excesso de modulação degrada totalmente a dinâmica e qualidade do sinal de áudio transmitido.

 

Gerador de Estéreo MPX – Não faz parte do processamento, somente entrega para o excitador do transmissor a portadora de 19KHz que deve ter 9% do total de modulação (90% de L+R e 9% de piloto, e sinal residual da subportadora de 38kHz) a banda base não pode exceder 75KHz de desvio para não causar interferência nas emissoras adjacentes e espúrios além da  perda de qualidade.

 

Concluindo: Processamento de áudio é algo muito importante para uma emissora de rádio porem não faz mágica! Existe outros fatores importantes para um som de qualidade em uma emissora de rádio como por exemplo: Qualidade dos áudios gravados, Links de áudio, Excitador de FM, etc.

 

Muitas marcas prometem o que não podem cumprir dizendo ter o melhor som, cuidado!

Lembre-se que qualidade em uma emissora de rádio é um todo e como diz Mr. Bob Orban o que entra ruim sai pior ainda. Procure em primeiro lugar ter um áudio de boa qualidade no seu Playlist, se usar mp3 pelo menos use em compactação de 192/320 Kbps de preferência áudio sem compactação, hoje os HD’s estão com preço muito acessíveis não faz sentido sacrificar a qualidade das músicas.

Os processadores sozinhos não fazem milagre!

Para ter uma boa qualidade você não precisa ter um processador que custa mais que um carro zero quilometro! Existem marcas que são de excelente qualidade no mercado com um bom custo veja um bom exemplo (Stereo Tool FM Box).

Poderia escrever muito mais sobre este tema de processamento de áudio, porém é muito cheio de controvérsias! Cada pessoa tem uma opinião diferente! Todavia a nova geração de processamento digital inegavelmente possui recursos inovadores e a qualidade impressiona com ênfase no controle de modulação que e extremamente eficiente produzindo um som com um Loudness que impressiona.

 

 

 

Se você tem dúvida ou alguma pergunta que gostaria de fazer escreva-nos será um prazer responder!

 

Artigo escrito por: Jorge Faria

Consultor de Broadcast da Audiotx e Stereotool FM

www.stereotool.com.br

www.audiotx.com.br

 

 

Contato 

Audiotx 

Rua Porto Alegre, 263 Cabo Frio, RJ

Telefone: (22) 2648 - 9818 
Celular: (22) 99885 - 6062 (Vivo)

Celular: (22) 98102 - 7853 (Tim)

© Copyright Stereo Tool  2016.  Stereo Tool  Exclusivo