Processador de Audio FM - Envelhecimento

O envelhecimento é uma consequência natural na vida, as pessoas envelhecem.

Todas as células do corpo humano nascem com um tempo de vida determinado. É como se nelas existisse uma espécie de relógio, que determina a capacidade daquele organismo de viver.

 

Nos equipamentos eletrônicos também existe este envelhecimento. O tema que vou falar aqui são os processadores de áudio de FM. Muitos clientes relatam que a qualidade de áudio do processador não é a mesma após alguns anos de uso.

 

Bem vamos analisar: Equipamentos eletrônicos funcionam com um PCB

(Printed Circuit Board) comumente chamado de placa de circuito impresso, que é construído usando resistores e capacitores para realizar o trabalho para que foi concebido.

 

Todos esses componentes na placa de circuito impresso funcionam em harmonia com a ajuda da eletricidade. E a eletricidade, para que o dispositivo responda rapidamente, viaja a velocidades incríveis através dos PCBs. Estas velocidades podem facilmente variar de 50% a 99% da velocidade da luz. Então, imagine o número de ciclos que esta eletricidade produz nestes componentes. Estes ciclos produzem um desgaste com o tempo resultando em degradação do desempenho do equipamento.

A longevidade de um equipamento depende muito da qualidade dos componentes e também de fatores como localidade, temperatura, umidade, e o mais importante na minha opinião qualidade e estabilidade da rede elétrica.

Os componentes mais suscetíveis a desgastes no circuito eletrônicos são os capacitores eletrolíticos, os resistores também perdem a capacidade de resistência aplicada, produzindo picos de tensão, a placa perde a qualidade de condutibilidade, produzindo fuga térmica.

 

A audição humana, necessita boa de boa percepção auditiva para poder discernir o que é som bom e som ruim. Em processadores de FM o envelhecimento dos componentes faz uma diferença muito grande, onde de imediato se nota a ausência de graves, médios sem presença e agudos sem brilho. Existe no mercado uma quantidade grande de equipamentos com mais de 20 anos de uso, eu diria que estes equipamentos perdem a qualidade e a competitividade mesmo com boa regulagem.

Se você tem dúvida ou alguma pergunta que gostaria de fazer escreva-nos será um prazer responder!

 

Artigo escrito por: Jorge Faria

Consultor de Broadcast da Audiotx e Stereotool FM

www.stereotool.com.br

www.audiotx.com.br

 

 

Contato 

Audiotx 

Rua Porto Alegre, 263 Cabo Frio, RJ

Telefone: (22) 2648 - 9818 
Celular: (22) 99885 - 6062 (Vivo)

Celular: (22) 98102 - 7853 (Tim)

© Copyright Stereo Tool  2016.  Stereo Tool  Exclusivo