Stokkemask (ITU-R-SM.1268)
Potência de Multiplex - Multiplex Power.
ITU-R-SM.1268 é um método de medição do desvio máximo da frequencia de FM.
Stereo Tool FM Box possui um analizador de espectro que analisa como o sinal de saída ficará após a modulação. Funciona realimentando o clipper em vários estágios, para controlar com muita precisão o espectro resultante. Usar esta ferramenta no Stereo Tool FM Box permite o controlar com precisao a distorção por multipatch (multipercurso). Este controle monitorado corretamente permite melhorar a intensidade na recepçao da emissora, pois permite reduzir distúrbios causados por sinais de estações mais fracas em frequências próximas.
Como consequência o sinal da radio chegará mais longe e com melhor qualidade.
Nota: Quanto mais amplo (wider) for o sinal da radio, mais distúrbios irá causar às emissoras com sinal mais fraco nas frequências adjacentes. Deve se ter cuidado neste ajuste pois ajustado com exagero aumenta a distorção por intermodulação reduzindo a intensidade do sinal recebido. Isto devido uma maior parte do espectro que ficará fora da faixa em que o receptor estará sintonizado. E recomendado critério neste ajuste.
Potência de Multiplex - Multiplex Power.
Potência de Multiplex - Multiplex Power.
Potência de Multiplex - Multiplex Power.
Stokkemask (ITU-R-SM.1268).
ITU-R-SM.1268 é um método de medição do desvio máximo da frequencia de FM.
Stereo Tool FM Box possui um analizador de espectro que analisa como o sinal de saída ficará após a modulação. Funciona realimentando o clipper em vários estágios, para controlar com muita precisão o espectro resultante. Usar esta ferramenta no Stereo Tool FM Box permite o controlar com precisao a distorção por multipatch (multipercurso). Este controle monitorado corretamente permite melhorar a intensidade na recepçao da emissora, pois permite reduzir distúrbios causados por sinais de estações mais fracas em frequências próximas.
Como consequência o sinal da radio chegará mais longe e com melhor qualidade.
Nota: Quanto mais amplo (wider) for o sinal da radio, mais distúrbios irá causar às emissoras com sinal mais fraco nas frequências adjacentes. Deve se ter cuidado neste ajuste pois ajustado com exagero aumenta a distorção por intermodulação reduzindo a intensidade do sinal recebido. Isto devido uma maior parte do espectro que ficará fora da faixa em que o receptor estará sintonizado. E recomendado critério neste ajuste
Artigo escrito por: Jorge Faria
Consultor de Broadcast da Audiotx e Stereotool FM
(22) 2648-9818
(22) 9 9885-6062
Processador de Microfone/ Processamento de Microfone
O Microfone é o primeiro elemento na corrente de áudio em um estúdio de rádio!
O processador de microfone é o equipamento que irá criar a textura do som desejado por um locutor ou apresentador. Para que este objetivo seja atingido, existe algumas etapas. Devemos Vamos começar pelo Pré de microfone.
Embora o console de áudio tenha seu próprio pré-amplificador, este pode não oferecer a qualidade que se deseja. Usando um pré-amplificador de microfone externo de boa qualidade pode se conseguir um resultado melhor na qualidade do som do microfone.
Irei falar um pouco sobre pré-amplificador de microfone. Pré-amplificador de microfone e processador de microfone são equipamentos distintos porem um está subordinado ao outro.
Todos os processadores de microfones possuem um pré-amplificador integrado que tem como função operacional ser o mais transparente possível e ter o menor sinal ruído para não adicionar coloração ao sinal de áudio (clareza sônica). Para se ter um bom processador de microfone será necessário um bom pré-amplificador!
O processador de microfone tem como função básica criar uma textura diferenciada do som do microfone, para que isto aconteça será necessário se usar diferentes estágios de processamento como: Compressor - Gate – Limitador – Equalizador – De-esser, estes são os básicos. Cada um destes estágios é usado para se obter um particular benefício.
Compressor: É o mais importante estágio de um processador de microfone. Usado para uniformizar a variação dinâmica da voz criando maior consistência e punch e assim se obter uma assinatura sônica única.
Gate: Regula o tempo de atuação do microfone, é como uma porta abre/fecha o áudio automaticamente de acordo ajuste de tempo feito. É utilizado para cortar ruídos de fundo.
Limitador: Usado para não deixar o áudio clipar (atingir mais de 0db ocasionando distorção).
Equalizador: Serve para ajustar a curva de frequência do Microfone, podendo atenuar ou aumentar a intensidade das frequências como os graves, médios, agudos.
De-esser: Detecta e regula as altas frequências eliminando a sibilância das palavras.
Nota:
Foi feita uma pergunta ao gênio de processamento de FM Bob Orban! Qual seria o melhor estágio de um processador de microfone? A resposta dele foi:
Se todos os recursos pudessem ser fornecidos somente por um estágio! Os processadores de microfones não teriam tantos estágios! Cada estágio contribui de forma única para a textura de som do microfone. Porem se fosse forcado a escolher um estágio! Este seria o compressor/gate, pois os demais estágios, como EQ poderia ser minimizada com a escolha de um microfone com uma resposta de frequência adequada a equalização desejada.
O pré-amplificador, qualquer um que tenha uma qualidade decente e que não sature o áudio. Um console de áudio com um bom headroom exclui a necessidade de limitador de picos. Porem nenhum outro destes recursos poderia substituir e produzir a consistência e punch do microfone como o compressor é capaz.
O compressor nivela o áudio do microfone, necessário nos formatos atuais onde se exige muita dinâmica do locutor. Adiciona mais energia na locução produzindo um processamento parecido com o processamento usado pelos engenheiros de gravação nos estúdios onde são gravadas as músicas. Em qualquer tipo de locução o compressor irá produzir um nível de áudio consistente complementando o processamento feito pelo processador do ar.
Artigo escrito por: Jorge Faria
Consultor de Broadcast da Audiotx e Stereotool FM