Potência de Multiplex - Multiplex Power.

Devido à forte competição de mercado, as emissoras de rádios FM atuais produzem muita  

modulação no espectro de RF. À medida que o espectro de RF é preenchido” com densa modulação de programa, interferências em emissoras com canais adjacentes torna-se provável.

 

Para complicar ainda mais o problema, os modernos processadores de áudio de FM fazem um trabalho extremamente eficiente ao gerar uma densa modulação de programa que preenche

os canais de transmissão.

 

Infelizmente, a potência e o volume de multiplex estão diretamente relacionados, portanto, pedir às emissoras de rádio que reduzam o volume “voluntariamente” é o mesmo que pedir que desliguem os transmissores.

Em certos países da Europa usam um regulamento formal com o objetivo de reduzir o volume das emissoras. Este regulamento se tornou necessário para mitigar a interferência nos canais adjacentes devido ao estreito espaçamento no canal de FM e ao curto espaçamento geográfico entre as emissoras.

O padrão se chama ITU-R BS.412-7 que não permite que excedam, um valor predefinido da potência máxima do multiplex

Os gráficos abaixo mostram uma emissora com uma densa modulação produzida por um moderno processador de FM.

Veja o espectro de RF cheio.

WWWW.png

Agora veja abaixo uma emissora com o sinal controlado.

Usando o controle BS-412 MPX Power.

AAAA.png

Medindo a Potência do Multiplex:

Para medir a Potência irradiada de multiplex (MPX) é necessário um equipamento especial, nas imagens foi utilizado o Audemat DFMA02, mas existem outros como Deva, Pira e outros.

 

Stereo Tool FM Box  Já possui integrado (built-in) um Analisador de Espectro, que

analisa como o sinal de saída ficará após a modulação de FM. Esta é uma das muitas ferramentas que o equipamento possui. Um equipamento de medição como Audemat, Deva e outros hoje possui um custo elevado para um engenheiro ou técnico.

Stereo Tool FM Box – Analisador de Espectro.

SADSDA.png

As transmissões de FM não devem interferir nos canais adjacentes de outras emissoras.

Medições precisas de energia MPX e desvio de pico MPX controlado ajudam a determinar a qualidade de som de uma emissora de FM.

O padrão ITU-R SM.1268 presente no Stereo Tool FM Box ajuda neste controle.

 

Nota: ITU-R-SM.1268 é um método de medição do desvio máximo da frequência de FM.

Analisa como o sinal de saída ficará após a modulação.

 

O padrão StockkeMask ITU-R SM.1268 uma vez habilitado no Stereo Tool FM Box permite que a emissora de rádio trabalhe dentro dos limites da legalidade. Como consequência irá melhorará a intensidade na recepçao da emissora, pois permite reduzir distúrbios causados por sinais de estações mais fracas em frequências próximas. O sinal da radio chegará mais longe e com melhor qualidade.

Artigo escrito por: Jorge Faria

Consultor de Broadcast da Audiotx e Stereotool FM

www.stereotool.com.br

www.audiotx.com.br