O envelhecimento é uma consequência natural na vida, as pessoas envelhecem.
Todas as células do corpo humano nascem com um tempo de vida determinado. É como se nelas existisse uma espécie de relógio, que determina a capacidade daquele organismo de viver.
Nos equipamentos eletrônicos também existe este envelhecimento. O tema que vou falar aqui são os processadores de áudio de FM. Muitos clientes relatam que a qualidade de áudio do processador não é a mesma após alguns anos de uso.
Bem vamos analisar: Equipamentos eletrônicos funcionam com um PCB
(Printed Circuit Board) comumente chamado de placa de circuito impresso, que é construído usando resistores e capacitores para realizar o trabalho para que foi concebido.
Todos esses componentes na placa de circuito impresso funcionam em harmonia com a ajuda da eletricidade. E a eletricidade, para que o dispositivo responda rapidamente, viaja a velocidades incríveis através dos PCBs. Estas velocidades podem facilmente variar de 50% a 99% da velocidade da luz. Então, imagine o número de ciclos que esta eletricidade produz nestes componentes. Estes ciclos produzem um desgaste com o tempo resultando em degradação do desempenho do equipamento.
A longevidade de um equipamento depende muito da qualidade dos componentes e também de fatores como localidade, temperatura, umidade, e o mais importante na minha opinião qualidade e estabilidade da rede elétrica.
Os componentes mais suscetíveis a desgastes no circuito eletrônicos são os capacitores eletrolíticos, os resistores também perdem a capacidade de resistência aplicada, produzindo picos de tensão, a placa perde a qualidade de condutibilidade, produzindo fuga térmica.
A audição humana, necessita boa de boa percepção auditiva para poder discernir o que é som bom e som ruim. Em processadores de FM o envelhecimento dos componentes faz uma diferença muito grande, onde de imediato se nota a ausência de graves, médios sem presença e agudos sem brilho. Existe no mercado uma quantidade grande de equipamentos com mais de 20 anos de uso, eu diria que estes equipamentos perdem a qualidade e a competitividade mesmo com boa regulagem.
Comentários