Na transmissão da modulação de FM, há mais ruído nas frequências de áudio mais altas do que nas frequências de áudio mais baixas. Para compensar esse desequilíbrio e tornar o ruído mais uniforme no espectro de áudio, a indústria de radiodifusão desenvolveu alguns padrões para pré-ênfase e correspondente de-ênfase. Em um modulador, o áudio é reforçado com pré-ênfase antes da modulação. No receptor, a De-ênfase é usada após a demodulação para recuperar uma resposta de frequência de áudio plana. Isso resulta em uma relação sinal-ruído muito melhorada para qualquer sistema de transmissão FM.
Com a chegada do FM estéreo na década de 1950, o requisito de transmissão adicional de um canal da subportadora L - R trouxe um aumento considerável de ruído nas alta frequências.
Para compensar, o sistema padronizou e incluiu uma pré-ênfase.
Para reduzir o chiado no receptor, as estações de FM transmitem altas frequências muito mais altas, e o receptor reduz isso novamente. Se o pré-ênfase não for configurado corretamente, a qualidade do som será quase sem agudos.
Quando o pré ênfase não for configurado corretamente a qualidade do som da emissora no ar será abafado quase sem agudos.
O padrão usado no Brasil e Estados Unidos é de 75 microssegundos, na Europa 50 microssegundos.
Finalizando: Pré-ênfase é a melhoria na relação sinal-ruído da taxa (ratio) na modulação das altas frequências no sinal de MPX de FM.
Escrito por:
Jorge Faria
17/07/2022
Комментарии