A menos que o pré-processador usado opere apenas em uma única banda (larga), e seja totalmente fase linear um pré processamento irá alterará a forma de onda de maneira a dificultar a detecção de controle de clipping. Também irá modificar a dinâmica do audio original. Os sinais de áudio são sinais contínuos que se alteram em amplitude e dinâmica.
O pré-processamento de áudio é um processo de duas etapas, que consiste em processar o audio antes do processamento final ser realizado pelo procesador de FM do ar.
A figura abaixo mostra a forma duas formas de onda, na parte superior está pré processada, na figura inferior não está pré processada, pode se ver que não está cortada (clipada) e possui maior dinâmica.
Uma emissora de FM deve lidar com a modulação que não é apenas sensível à amplitude, mas ao desvio máximo permitido (modulação de 100%) estabelecido pelos órgãos reguladores.
Um processador moderno de FM, possui um preciso controle de corte de picos (clipping) para evitar a sobre modulação acima 75 KHz.
Importante:
Não comprima, limite ou equalize o áudio antes que ele entre no processador de FM.
No Stereo Tool FM existe muitas ferramentas para se criar uma assinatura sônica, se adicionar pré processamento o Declipper não irá funcionar pode criar distorção, por isso é importante manter o sinal de áudio o mais limpo possível antes de entrar no processador de FM.
Áudio pré processado produz uma forma de onda com os picos ceifados que se assemelham a ondas quadradas. Os picos ceifados tiram toda a energia espectral e dinâmica que existir. Como consequência irá produzir tilt (inclinação) aumentando os níveis de modulação de picos (peak-to-average ) sem aumentar a média de níveis.
Isso aumenta a relação pico-média da onda de áudio reduzindo o nível médio de volume de áudio.
Nota Importante: Preserve a fidelidade da forma de onda original.
Lembre-se:
É difícil encontrar música atual que não esteja com excesso de compressão, já sai da masterização assim! o maior problema com as músicas atuais super processadas é neutralizar a distorção.
Stereo Tool FM Box possui o Declipper que descobre através de algoritmo qual a parte do sinal está faltando dinâmica e em seguida, irá recriá-lo, com base nas frequências que vieram antes e depois. O expansor multibanda “vê” onde o áudio é dinâmico e onde não é. Nesse caso ele será ajustado.
Comentários