Os microfones condensadores são frequentemente evitados em estúdios de rádio por várias razões:
Sensibilidade a Ruídos: Microfones condensadores são extremamente sensíveis e podem captar sons indesejados, como o barulho de ar condicionado, teclados e outros ruídos de fundo. Isso pode ser problemático em um ambiente de estúdio de rádio, onde a clareza do áudio é primordial.
Requerem Alimentação Phantom Power: Diferentemente dos microfones dinâmicos, os microfones condensadores necessitam de uma fonte de energia externa, conhecida como Phantom Power. Isso pode ser inconveniente em alguns setups de rádio, especialmente se a mesa de som ou o equipamento de áudio não possuir Phantom Power nativamente.
Durabilidade e Robustez: Microfones condensadores são geralmente mais delicados e suscetíveis a danos por manuseio brusco, quedas ou variações ambientais, ao contrário dos microfones dinâmicos que são mais robustos. Em um ambiente de rádio, onde os equipamentos podem ser frequentemente manuseados ou movidos, isso é uma desvantagem significativa.
Custo: Geralmente, microfones condensadores são mais caros do que os dinâmicos. Considerando orçamento e a necessidade de múltiplos microfones em um estúdio de rádio, o custo pode ser um fator limitante.
Complexidade na Utilização: Devido à sua alta sensibilidade e resposta de frequência ampla, microfones condensadores podem exigir mais habilidade e conhecimento técnico para serem utilizados efetivamente, especialmente em relação ao posicionamento e ao ajuste dos níveis de áudio.
Menos Duráveis e Versáteis: Comparados aos microfones dinâmicos, os condensadores são menos duráveis e não tão versáteis. Eles são mais delicados e podem sofrer com ruídos próprios, o que pode impactar negativamente nas transmissões. Além disso, são mais adequados para ambientes de estúdio acusticamente bem tratados, o que limita seu uso em estúdios de rádios.
Por essas razões, microfones dinâmicos, são menos sensíveis, porém mais duráveis e geralmente mais fáceis de usar e manter, são frequentemente preferidos em ambientes de estúdio de rádio.
Artigo escrito por:
Jorge Faria.
Consultor de Broadcast da Audiotx.
12/01/2024.
Comentarios