O sinal estéreo requer muito mais largura de banda do que o sinal em mono.
Por necessitar maior largura de banda está mais suscetível aos ruídos, e como consequência os radios com recepçao estéreo irão receber mais ruídos.
Parte I
A matemática para explicar isso pode ser bem difícil. Mesmo um filtro de primeira ordem tem uma expressão bastante complexa, e os filtros em um receptor de rádio são tudo menos de primeira ordem. Mas intuitivamente, pode se pensar nisso, como abrir uma porta quando está ventando lá fora. Se a porta for aberta um pouco, você não sentirá muito vento (ruído), mas se abrir bastante irá sentir muito vento.
Parte II
A ‘porta’ é o filtro passa-banda dentro do rádio que permite selecionar o canal que se deseja ouvir e rejeitar todos os outros que estão sendo transmitidos. Para mono, a porta é mais estreita, deixando passar apenas a parte mono do sinal, mas para estéreo, é mais que o dobro de largura, para receber as informações adicionais que codificam o sinal estéreo, que é transportado em um canal de subportadora bem acima da parte de áudio mono.
Parte III
Para piorar ainda mais, o nível de ruído não é constante - ele aumenta em 6dB/oitava, então quando você está na região da subportadora do sinal, ele cresce substancialmente - cerca de 23dB pior. Pior ainda, a subportadora usa modulação de banda lateral dupla, estendendo a largura de banda para 53 kHz (em comparação com 15 kHz para mono), mesmo que as bandas laterais duplas sejam redundantes - bastaria e poderia manter a largura de banda necessária abaixo de 38 kHz . O design reflete a tecnologia da época em que o estéreo FM foi usado pela primeira vez, há mais de 50 anos.
Existem maneiras de melhorar isso, por exemplo, misturando os 2 canais estéreo progressivamente reduzindo a força do sinal nas frequências mais altas. Desta forma será menos perceptível do que mudar repentinamente para FM mono. Porém a melhor solução é usar uma boa antena.
Fonte de pesquisa:
Graham Cox
Designer of VHF transceivers for Dymar Electronics
Comentarios