Profundidade, clareza e consistência, é o que toda rádio busca ter no ar!
Os processadores de áudio alteram as características originais das músicas em busca de benefícios positivo! Como aumento de volume, melhoria na consistência e controle absoluto dos picos de modulação.
A arte de processamento de áudio é baseada na ideia de que estes benefícios podem serem alcançados sem permitir que o ouvinte perceba que algo foi alterado.
Sempre tenha em mente que processamento de Internet é bem diferente do que vai ao ar!
Tente criar uma assinatura sônica que seja a marca da rádio, diferente dos competidores.
Começando:
Porque a maioria dos problemas em processamento ocorre nas frequências acima de 8 KHz?
Quanto mais neutro for equilíbrio de HF (high frequency) menor será o estresse do SBR.
Nota: Spectral band replication é uma tecnologia usada para melhorar a qualidade dos codecs de áudio ou voz, atua especialmente em baixas taxas de bits e é baseada na redundância harmônica no domínio da frequência Exemplo: Músicas com perdas na compressão tipo em MP3 e outras. Muitos engenheiros e técnicos desconhecem isto.
Guia de processamento:
Não exagere na equalização das altas frequências no processamento.
Somente use a equalização se realmente for necessário.
Crie um processamento sem aumentar muito a densidade das altas frequências presente músicas originais.
Tente criar um processamento natural para atingir a assinatura sônica desejada.
Tenha em mente que músicas em MP3 possui uma perda de qualidade independente da compressão 128 Kbps ou 320 Kbps e nunca terão a mesma qualidade que músicas sem compressão. Nota: Opte pelos formatos lossless (“sem perdas”), tais como WAV, AIFF, FLAC e ALAC, sempre que possível na hora de ripar um CD.
Importante o limitador de picos sempre está dentro do parâmetro de medição de"0 dBFS veja o gráfico abaixo
Lembre-se que link (STL) por codec produz picos de modulação em até 3dB ou mais.
Alguns equipamentos produzem picos de modulação seja em formato digital ou analógico, por isso tome cuidado com o pré-processamento antes do processador de FM.
Use o limitador de picos ciente que 0 dBFS será um parâmetro ideal, pois qualquer pico que restar terá um ciclo que não será ouvido.
Os sons graves são importantes, porém não deve danificar as frequências medias. Lembre-se que a grande maioria dos ouvintes não ouve som graves, seja devido a qualidade dos rádios, ou porque ouvem rádio em baixo volume.
Mesmo rádios de mesa de excelente qualidade como Bose, Sangean e outros tem baixa resposta de frequência abaixo de 70 Hz. Então para o público de massa o mais importante sempre será os sons médios.
Se a rádio deseja ter um som grave, escolha o que enfatizar; meio/graves ou baixo/graves, isto é baseado no público alvo a ser atingido e provavelmente modelo de rádio que usam! Rádios de automóveis, rádios portáteis, rádios de mesa ou rádios de Smartphones que normalmente utilizam fones de ouvido. Esta escolha é importante pois cada um destes equipamentos tem uma resposta de frequência diferente.
Use técnicas de processamento, como pré-limitacao dos graves que garante que os graves não irão danificar as frequências midrange (250 a 2000 Hz).
Nota Importante: Midrange refere-se ao espectro de áudio ao qual o ouvido humano é mais sensível. Na música, são os vocais e a maior parte da faixa de frequência que a maioria dos instrumentos produz.
Não exagere no clipping, ajuste para uma regulagem suave dos baixos/graves pois assim irá produzir mais energia nos meios/graves e salientar mais o som em rádios portáteis.
Normalmente quanto mais alto se modula menos detalhes serão ouvidos. Se colocar mais ênfase na extremidade inferior do espectro de áudio haverá menos ênfase em outras partes do espectro. Portanto é importante saber escolher as características de som que serão mais importantes para a rádio.
O espectro de áudio, também chamado de largura de banda de áudio, são as frequências audíveis da audição humana, que geralmente ocorrem entre 20 Hz e 20.000 Hz (20 kHz). O espectro de áudio às vezes é dividido nas seguintes faixas: graves (20 Hz a 140 Hz), graves superiores (140 Hz a 350 Hz), médios (350 Hz a 2,5 kHz), médios superiores (2,5 kHz a 5 kHz), e high end (5 kHz a 20 kHz). Essas faixas de frequência não são exatas e às vezes são interrompidas em 150 Hz, 400 Hz, 2 kHz e 6 kHz.
É importante ter uma pessoa, consciente que tome as decisões finais sobre o processamento que será feito. Muitas pessoas dando opiniões só serve para confundir. Lembre-se também que técnico de manutenção não é um engenheiro de áudio, procure um profissional que conheça de áudio se deseja um áudio com qualidade na emissora de rádio. Outro ponto importante é que um processador de áudio FM possui muitos recursos e ferramentas de ajuste que levam tempo para que se familiarize com o uso, muitos donos de rádio gostam de brincar de ajustar e acabam por de configurar os ajustes que vem de fábrica.
Ouça a rádio em diferentes rádios, de automóveis, de mesa, portáteis em Smartphones, não canse de ouvir, quando cansar descanse e no dia seguinte ouça novamente até ter a certeza do som que você realmente deseja ter no dial, isto leva tempo, mas com paciência se consegue.
コメント