A empresa Orban de processamento de áudio para rádio e TV fundada a 45 anos marcou uma época no segmento de Broadcast com novas produtos e tecnologias inovadoras.
Porém com o tempo foi perdendo a sua essência e DNA devido ter sido vendida para outras empresas que com uma gestão ruim foi ficando para trás.
Teve a sua última aquisição feita pela empresa DaySequerra em 2016. Com um acordo que envolveu as três divisões da empresa, Orban Labs, Circuit Research Labs e Orban Europe GmbH.
A DaySequerra disse na época que a Orban iria se reestruturar para poder competir com as novas empresas que surgiram no mercado, como Telos/Omnia, Wheatsone dos Estados Unidos e também outras empresas Europeias, que tirava parte dos clientes da Orban migrando para outras marcas.
A Orban Labs nomeia a CRL Inc como revendedora nos Estados Unidos para produtos de rádio Orban, operados por Jay Brentlinger. Além disso, a CRL Inc forneceria, peças, serviços e suporte para produtos Orban antigos e legados do OPTIMOD 8400 e anteriores.
Não deu certo e nunca funcionou bem, a reposição de peças era difícil e suporte ruim.
Outro erro foi a divisão da Orban em três empresas relacionadas à conhecida marca Orban; (Orban Labs Inc., Circuit Research Labs Inc. e Orban Europe GmbH)
isto gerou uma disputa legal por anos.
O grande desafio da DaySequerra (Orban) era poder competir no mercado de Broadcast com soberania como no passado, isto não aconteceu empresas como Telos/Omnia – Stereo Tool FM – Wheatsone começaram a inovar utilizando modernas e poderosas plataformas de computador para embarcar os poderosos softwares de processamento de áudio FM. Assim foi criada uma grande distância em relação a qualidade e recursos do processadores que a Orban fabricava. O Omnia9 virou um sucesso mundial, o Stereo Tool FM passou uma alternativa com excelente custo benefício para as emissoras de rádio. Não tinha mais volta!
A Orban continuava seguindo a sua tradicional filosofia lançando modelos já considerados obsoletos como o 8700i sucessor do modelo 8600FM.
Havia demorado muito para enxergar o futuro e poder surgir com um produto competitivo.
As rádios já haviam descoberto o enorme poder e qualidade que estas novas maquinas apresentavam, e a grande maioria passou a migrar para estes novos equipamentos.
Finalmente em 2022 a Orban lançou o modelo Optimod 5950 para poder competir no mercado.
Este modelo 5950 utiliza uma plataforma de computador com recursos como osciloscópios e FFT, MicroMPX (µMPX) opcional. Os fabricantes concorrentes já possuíam estes recursos em seus equipamentos há anos.
Na minha opinião a Orban demorou muito nas suas mudanças e visão de mercado, e não irá conseguir voltar a ser a grande empresa que era no passado. Bob Orban está aposentado, Greg Ogonowski não faz mais parte da empresa. Hoje existe uma nova geração de gurus do áudio como: Leif Claesson, Hans van Zutphen, Vincent Defretin e outros que são referência em áudio. O tempo passou!
Com certeza a Orban ainda é uma grande empresa mas a evolução não espera, hoje temos empresas novas e inovadoras como a Tesla automóveis, e no segmento de Broadcast: Telos/Omnia – Stereo Tool FM – Breakaway - Wheatsone e muita outras empresas neste segmento com produtos inovadores e de qualidade.
Escrito por:
Jorge Faria
30/12/2022
Comments