Os protocolos de transportes sobre IP são muito utilizados nos meios de Broadcast atualmente.
A maioria dos técnicos e engenheiros de rádios estão familiarizado com os Protocolos de Transmissão TCP e UDP.
O TCP - Transmission Control Protocol é conhecido como um protocolo de transporte confiável devido oferecer confirmação do recebimento de pacotes entre o host de envio e o host de recebimento.
O UDP - User Datagram Protocol é um protocolo de transporte de baixa latência, que não oferece confirmação de recebimento de pacotes entre o host de envio e o host de recebimento.
Menos familiar ainda é o RTP, é o protocolo utilizado para o transporte de mídias contínuas em tempo real em uma conexão ponto a ponto.
RTP – do inglês Real-time Transport Protocol (Protocolo de Transporte em Tempo Real) determina um formato de pacotes padrão para o envio de áudio e vídeo pela Internet.
É utilizado extensivamente em sistemas de comunicação e entretenimento que envolvam mídias de transmissão, como telefonia, transmissoes remotas de áudio, videoconferência, serviços de televisão e outras funcionalidades baseadas em redes.
O protocolo RTP pode enviar áudio ou vídeo ao vivo em tempo real pela internet.
Todos os dados são enviados pela rede em grupos discretos, chamados de pacotes, devido à natureza de distribuição da Internet; é esperado que alguns pacotes cheguem com espaçamentos de tempo diferentes (chamados de jitter), ou na ordem errada de entrega (chamado de entrega fora de ordem) ou mesmo não sejam entregues, que é chamado de (packet loss) perda de pacotes.
O RTP pode compensar esses problemas sem afetar de forma significativa a qualidade de transmissão. Favorece a entrega rápida de pacotes e garantir que todos sejam recebidos. Isso ajuda o fluxo de transporte seja consistente e reproduzido em vez de armazenar em buffer ou interromper a reprodução.
Exemplo: imagine que se queira assistir a um vídeo na internet e o serviço de Streaming use o protocolo RTP para enviar os dados do vídeo para o computador.
Se no caminho houver perdas de pacotes de dados, o RTP irá corrigir esse erro; o vídeo irá perder alguns quadros ou uma fração de segundo do áudio. Porem isso aconteceria de forma tão rápida que seria imperceptível.
Se, em vez disso, quiser assistir ao mesmo vídeo, usando outro protocolo como por exemplo HTTP, se houver perdas de pacotes, será necessário recomeçar o download, se houver perdas de pacotes, pois irá solicitará que os pacotes seja reenviado, fazendo o download ficar mais lento, para se manter a qualidade.
Seja qual for o uso Áudio ou Vídeo o protocolo mais indicado para uso é o RTP.
Isto devido a sua robustez e transferência de dados sobre IP.
Escrito por:
Jorge Faria
29/09/2022
Kommentare