top of page

O que é um excitador DDS


DDS significa Direct Digital Synthesis. DDS é uma forma de gerar um sinal de FM modulado sem usar um oscilador controlado por tensão ou VCO. Até alguns anos atrás, o DDS era impossível e a maioria dos transmissores usava um VCO. O sinal DDS é derivado de um conversor digital para analógico muito rápido e é enviado diretamente para a frequência alvo. Bem diferente do método VCO, no qual um oscilador é sintonizado na frequência desejada e depois modulado por um dispositivo, geralmente um diodo Varicap.

O método DDS não usa um AFC ou um diodo varicap . Em vez disso, o áudio é amostrado por um chip A/D e enviado digitalmente para um chip codificador DDS dedicado.

O codificador DDS cria digitalmente uma portadora FM modulada que é sonoramente tão pura quanto o CD original.

O diodo Varicap sempre introduz distorção na portadora modulada. Um bom projeto VCO e uma seleção adequada de Varicap pode minimizar muito isso e produzir resultados muito bons, mas sempre vai existir alguma distorção.



Continuando falando de excitador DDS:


O princípio básico de um excitador DDS é converter um sinal digital em um sinal analógico por meio de uma série de operações matemáticas. A frequência do sinal de saída é determinada por um oscilador interno controlado por um relógio (clock) de alta frequência.

O valor do relógio é dividido internamente para gerar diferentes frequências de saída desejadas.


Todavia temos que explicar que o DDS Digital não significa que o sinal de transmissão é digital, significa apenas que o processo para gerar a modulação de FM é por meio de um NCO digital Oscilador Controlado Numérico em vez do Oscilador Controlado por Tensão VCO Analógico.

Um excitador DDS (Direct Digital Synthesis) pode ser considerado superior a um excitador analógico em termos de precisão, não em qualidade de som! A qualidade final do sinal gerado possui a mesma qualidade de um bom excitador analógico, Porem esse resultado depende da forma como cada VCO ou DDS é projetado – e não do tipo de tecnologia escolhida.

No mundo real um excitador de FM analógico, não tem diferença sonora perceptível ou mensurável de um excitador DDS. A grande maioria dos engenheiros e técnicos dizem que não conseguem detectar qualquer melhoria sônica em um excitador DDS em relação a um analógico... não o suficiente para justificar os preços.

Vantagens de um excitador DDS:

Um excitador DDS (Direct Digital Synthesis) pode ser considerado superior a um excitador analógico em termos de precisão, pois permite gerar sinais com frequências muito precisas, controladas digitalmente. Isso significa que a frequência do sinal de saída pode ser ajustada com alta precisão, sem as variações e imprecisões comuns nos circuitos analógicos.

Estabilidade de fase: O DDS é capaz de gerar sinais com estabilidade de fase superior.

A fase é importante para garantir uma transição suave entre as frequências e minimizar a distorção harmônica e intermodulação.


Nota Importante:

É importante destacar que a escolha entre um excitador DDS e um excitador analógico depende das necessidades e requisitos específicos de cada aplicação. Em algumas situações, um excitador analógico pode ser suficiente e até preferível, especialmente em configurações mais simples ou quando a precisão de frequência não é uma prioridade absoluta.



Escrito por:

Jorge Faria

02/06/2023


Fonte de pesquisa:

NAB Books

Ptek DDS



Se você tem dúvida ou alguma pergunta que gostaria de fazer escreva-nos será um prazer responder!





82 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page