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Microfone Shure SM7 História



O microfone Shure SM7 é um microfone com uma história incrível, tem uma história.

Lançado em 1973, é um microfone que se destacou muito entre os microfones existentes no mercado.

Para explicar melhor este fenômeno e descobrir muito deste microfone, conversamos com John Born, gerente de produto da Shure, que respondeu muitas perguntas, mas nos avisou que qualquer discussão, mesmo sem compromisso, sobre o SM7B deveria incluir os microfones SM5 e SM57. Esses dois microfones foram, em momentos diferentes, o padrão pelo qual o SM7 baseou o desenvolvimento do SM7b.


Tudo começou com o SM5

A história do SM7 realmente começa com o microfone SM5 – um microfone com haste dinâmica de bobina móvel que encontrou uma preferência em estúdios de rádio e cinema após seu lançamento em 1966.

Embora aceito nas indústrias de Broadcast e cinema, a Shure decidiu desenvolver um novo microfone que ocupasse menos espaço, o SM5 era enorme - medindo cerca de 24,5 centímetros de comprimento. Também outras características que a Shure deseja mudar, pois queria um microfone que fosse além dos tradicionais que existiam na época.


De acordo com o gerente da Shure, Mr. John Born, o desenvolvimento do SM7 foi mais ou menos assim: um grupo de engenheiros acústicos da Shure recebeu a capsula do SM57 (Unidyne III) e pediu, sem restrições de custo ou tamanho, que fosse criado um microfone melhor. Assim nasceu o Shure SM7.


Variações da capsula do Shure Unidyne III foram usados em muitos microfones dinâmicos da Shure. O SM57, SM58 e SM7B todos compartilham uma base acústica semelhante baseada no capsula do Unidyne III, mas existem algumas diferenças entre o design da capsula do SM7 e o design da capsula do SM57/SM58:


A capsula do SM7B é ligeiramente diferente, porem otimizada para maior resposta de frequência dos graves.

O tamanho maior do SM7B permite um maior volume traseiro atrás da capsula, o que amplia a resposta de graves.

A montagem antichoque interna do SM7B é otimizada para reduzir as vibrações do suporte do microfone, enquanto a montagem antichoque no SM57/SM58 é otimizada para reduzir o ruído em aplicações moveis.


O SM7 foi projetado como um microfone de frequência estendida destinado a ser universal em suas aplicações.

Ele tem uma resposta mais plana e mais ampla do que seus irmãos SM57 e SM58, mas possui switches de modelagem de frequência na parte traseira (corte de graves selecionável e filtragem de picos) permitem atender com mais eficiência a aplicações onde o SM57 ou SM58 se destacam.


O SM7 estreou em 1973 e eventualmente substituiu o SM5b, que foi descontinuado em 1988.


Foto do SM5b em um Estúdio de Rádio.

Ao longo dos últimos 30 anos, o SM7 chegou a muitos estúdios de gravação.

Por exemplo: o álbum inovador de Michael Jackson, Thriller. Produzido pelo mega produtor

Quincy Jones e o famoso engenheiro de gravação Bruce Swedien usaram um SM7 para a maioria dos vocais gravados pelo Michael Jackson, isso segundo a lenda e também todos os vocais do Vincent Price.


Segundo o engenheiro de áudio Bruce Swedien foi uma escolha corajosa.

Em primeiro lugar, o álbum anterior de Michael Jackson, Off The Wall, já havia se tornado o primeiro disco solo a produzir quatro singles no Top 10 e ganhar um prêmio GRAMMY pelo single "Don't Stop 'Til You Get Enough". Mas Michael Jackson estava determinado a fazer ainda melhor, e a mesma equipe de produção foi chamada para que isso acontecesse.

O álbum resultante foi o mais vendido de todos os tempos, com inéditas 110 milhões de cópias vendidas.


Com todos os microfones de gravação de última geração disponíveis para os engenheiros de som, por que o despretensioso SM7? Veja o que o Mr. Bruce Swedien disse!

Um dos meus microfones favoritos é o Shure SM7. Gravei a maioria dos discos de grande sucesso da carreira de Michael usando o SM7, gosto muito deste microfone, é adoro este microfone.


Evolução do Microfone SM7


O SM7 original foi lançado em 1973.

Em 1999 a Shure melhorou a bobina da capsula e também o design do suporte de fixação


Em 2001 a Shure incorporou um windscreen maior na parte frontal do SM7.

Acusticamente permaneceu idêntico.


Uma lenda.

Embora existam legiões de usuários que ainda esperam que a Shure traga de volta o SM5b,

o SM7b alcançou um nível de popularidade tão grande que lhe conferiu o status de lenda do (áudio). Usado como microfone de instrumento e microfone vocal em som ao vivo, Broadcast e gravação em estúdio. É um chamado de burro de carga.


O SM7B requer um pré-amplificador de microfone com pelo menos 60dB de ganho ou interface de áudio para produzir um bom desempenho.


Em 36 anos de existência, o Shure o SM7 tem seus críticos e defensores. Algumas pessoas sentem que há microfones mais adequados para certas aplicações ou que têm uma qualidade sonora superior. No entanto, a longevidade e a popularidade do SM7 continua e muitos atestam sua qualidade e versatilidade.


O Shure SM7 é um microfone icônico que desempenhou um papel significativo no mundo do áudio ao longo de suas décadas de existência. Sua combinação de qualidade sonora, robustez e versatilidade o tornou uma ferramenta valiosa para profissionais e entusiastas do áudio em todo o mundo, porem a evolução tecnologia obrigou a Shure a lançar um novo modelo, o Shure SM7db.


Novo lançamento:

SM7dB.


O SM7dB possui um pré-amplificador integrado que fornece até +28 dB de ganho, ideal para praticamente qualquer interface e configuração de equipamentos simplificada.


Um ícone do áudio renasce: o SM7dB da Shure tem o som que você admira há anos, mas com a praticidade de contar com um pré-amplificador integrado que fornece todo o ganho extra de que você precisa. Com a mais recente versão desse lendário microfone XLR dinâmico, podcasters, streamers e Broadcast terão mais facilidade para obter vocais perfeitos.


Com até +28dB de ganho flat, transparente e com baixo nível de ruído, é ideal para

praticamente qualquer console de rádio.


POR QUE É MELHOR?

Nunca mais se preocupe em ter que comprar pre de microfone independente, com o novo SM7dB você fica liberado do transtorno de usar pré-amplificadores para ter maior ganho e consequentemente melhor qualidade.

A excelente rejeição traseira e o padrão de captação cardioide clássico isolam a voz do ruído ambiente, sendo ideal para locais ruidosos.


Detalhes Técnicos do novo SM7dB.


  • Pré-amplificador selecionável que fornece +18 dB ou +28 dB de ganho extra

  • Resposta de frequência flat com ampla faixa de frequência para uma reprodução excepcionalmente limpa e natural de música e voz.

  • Chave de bypass do pré-amplificador desativa o pré-amplificador e reverte para o som original do SM7B

  • Controles de equalização com ênfase em médios e roll-off de graves (reforço de presença)

  • Rejeição superior de zumbido eletromagnético, otimizado para blindagem contra interferência de banda larga emitida por monitores de computador

  • Isolamento contra choque por “suspensão a ar” interna que praticamente elimina a transmissão de ruído mecânico

  • O filtro pop altamente eficiente acaba com a necessidade de qualquer outra proteção contra sons plosivos de respiração, até mesmo em vocais ou narrações feitos perto do microfone

  • O suporte Yoke com arruela de base para fácil instalação e desinstalação oferece controle preciso da posição do microfone

  • Padrão polar cardioide clássico, uniforme com frequência e simétrico em relação ao eixo, para proporcionar máxima rejeição e mínima coloração de som fora do eixo

  • Construção resistente e excelente proteção de cápsula para incrível confiabilidade.

  • Valor sugerido pela Shure do Brasil: R$ 5.499,00.



Artigo escrito por:

Jorge Faria

Consultor de Broadcast da Audiotx.

20/10/2023.






Se você tem dúvida ou alguma pergunta que gostaria de fazer escreva-nos será um prazer responder!





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