Definição: Loudness é a “intensidade subjetiva de áudio – percepção da intensidade do som reproduzido. Se torna necessário para reforçar a incapacidade de o ouvido humano ouvir certas frequências com maior percepção. As frequências reforçadas são os graves, os agudos e os médios são atenuados.
Para explicar, vamos estudar um pouco de história. Em 1933 Fletcher e Munson realizaram um teste que determinava como as pessoas percebiam a intensidade de cada frequência ao longo da faixa audível.
O resultado foi chamado de contorno de loudness (ou curva de Fletcher-Munson), onde foi identificado que nosso ouvido tem mais sensibilidade para frequências entre 2000 e 5000 Hz. Somente para esclarecer, nosso ouvido tem a capacidade de captar sons nas faixas entre 20 Hz e 20 Khz, sendo que isso pode variar de pessoa para pessoa.
Hoje em dia milhões de pessoas ajustam o controle de volume com muito mais frequência que 10 anos atrás. As gravações das músicas modernas estão cada vez mais com Loudness.
Em FM Loudness é!
Por natureza, o ouvido humano percebe sons nas frequências entre 20 Hz e 20000 Hz, sendo que isso pode variar de pessoa para pessoa. Entretanto, nós não ouvimos todas as frequências com a mesma intensidade.
Em FM Loudness: E a maximização da perceptividade sonora da emissora no ar, ou seja, a sensação de intensidade e timbre – qualidade fornecida pela combinação harmônica do som, decorrente das características da fonte sonora que o produziu.
O som terá maior destaque no dial devido ao maior valor de energia espectral nas baixas frequências, que se iguala ao valor espectral das frequências medias e altas.
O áudio será normalizando em todo o seu espectro. É importante dizer que Loudness não significa maior valor de volume sonoro.
Cenário atual:
As gravadoras atuais já produzem o CD com Loudness exagerado e quando este áudio é processado perde muito em qualidade. Para evitar este problema Stereo Tool FM possui um “Declipper” que através de algoritmos otimizados tira o excesso de compressão deixando as músicas com mais dinâmica para que o processador consiga fazer o seu trabalho sem degradar a qualidade das músicas que irão ao ar.
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