top of page

Link de 950 MHz versus Link por IP

Muitas emissoras ainda usam os sistemas de STL de 950 MHz, mas a medida que falham são desativados e substituídos de alguma forma por conectividade IP.

Para links licenciados de 950 MHz mais tradicionais, o escopo é bastante pequeno, porém ainda existem fabricantes como Moseley, Elenos, RVR e alguns outros que passaram pela aprovação da FCC.

Hoje os links por IP estão substituindo os tradicionais links de 950 MHz com maior qualidade e robustez, a grande maioria usando frequências de 2.4 GHz e 5.8 GHz — ambas bandas ISM/UNII, que não necessitam de licenciamento. Os licenciados de 6.11 GHz e 18 GHz também são muito usados porém em menor quantidade.

STLs baseados em rádio, sejam TDMA ou IP, são rádios é somente uma questão de modulação e interface. A banda de 950 MHz está chegando ao fim! Com necessidade de mais metadados e outros relatórios, como telemetria do site do transmissor, bem como os governos querendo aproveitar bandas para outros usos.

Como os Links por IP mudaram o atual cenário.

A entrada dos links por IP removeu barreiras, como dados bidirecionais existentes no local do transmissor, permitindo a telemetria em tempo real, backups de dados externos, sistemas de automação externos, até mesmo monitoramento mecânico e detecção de intrusão com câmeras e sistemas de segurança.

Na era da Internet as opções são muitas.

Sistemas STL baseados em IP

Os sistemas STL baseados na tecnologia de protocolo da Internet podem ser geralmente divididos em duas categorias, lineares e “codificados”.

Podem ser diferenciados entre IP STL que fornecem canais estéreo discreto esquerdo e direito versus aqueles que fornecem todo o sinal FM multiplex (MPX), em

incluindo o sinal RDS de 57 kHz.


Sistemas Lineares de IP:

Transportam o áudio digitalmente com perfeição com 1s e 0s que entram no STL sendo entregue na ponta. Vinte e quatro bits, 48 kHz amostrados.

o áudio linear geralmente requer cerca de 2,5 Mbps para ser transportado. Embora a entrega de áudio seja basicamente perfeita, normalmente depende de ter zero perda de pacote no caminho IP.


Sistemas Codificados de IP:

Os sistemas de áudio codificados usam um algoritmo de codificação para reduzir a taxa de bits necessária para o transporte.


Os codecs de áudio em tais sistemas STL são tipicamente configuráveis para uma ampla

gama de bitrates, e talvez até mesmo uma seleção de codificação de algoritmos.

As taxas de bits geralmente variam de cerca de 128 kbps até 756 kbps, dependendo do codec escolhido.


Em um sistema por IP o único requisito exigido é um robusto sistema de rádios que pode ser licenciado ou não licenciando.


O MicroMPX é um link STL Codec baseado em IP está revolucionando os enlaces digitais STL.


É um codec STL (studio transmitter link) que transporta o sinal composto de FM incluindo o sinal de RDS com utilizando apenas 320 Kbits/s de largura de banda com um perfeito controle de picos.

Usa um método proprietário que não usa a psicoacústica na codificação. Em vez disso, usa uma nova aplicação de dados matemáticos com redução adequada do sinal de MPX

porque os artefatos do algoritmo MicroMPX tendem cair no tempo e na frequência.

Veja a figura abaixo:




O MicroMPX pode oferecer redundância de caminhos de IP duplo bem como Forward Error Correction (FEC) para reconstruir pacotes perdidos ocasionais.


O STL MicroMPX permite que o processador fique no ambiente seguro do estúdio, pois a sua função é digitalizar o sinal de MPX e enviar para o decodificador no local do transmissor.

Necessita de apenas 320 Kbps e um máximo de 576 Kbps para produzir um áudio com uma qualidade excepcional com um ruido de fundo no espectro de FM bem reduzido.


Acima nas duas figuras o espectrógrafo, mostra na primeira figura FM MPX STL o sinal de MPX como é entregue ao transmissor. O ruído de fundo em todo o espectro é de cerca de –70 dB.

Isso é considerado normal para sistemas de STL analógicos, esse ruído de –70 dB será transmitido fielmente e continuamente pelo transmissor FM.


Na segunda figura o MicroMPX o áudio entrega uma filtragem digital eficaz do espectro da banda base FM.

O ruído de fundo filtrado é de -100 dB ou próximo, resultando em um sinal de FM transmitido muito mais limpo.


Finalizando:

As emissoras de rádio têm muitas opções em tecnologia para enlace (STL), os links de RF de 950 MHz tradicionais funcionam bem em muitas situações apesar das limitações dos filtros.


Vantagem do MicroMPX possui mais opções incluindo a possibilidade de múltiplas conexões, áudio com um preciso controle dos picos, maior pureza e melhor sinal ruído.



Escrito por:

Jorge Faria

28/04/2023



Se você tem dúvida ou alguma pergunta que gostaria de fazer escreva-nos será um prazer responder!





 
 
 

Commenti


Siga-nos nas redes sociais:

Copyright © 2023 Stereo Tool. All Rights Reserved.

bottom of page