Falando sobre o Tema Estéreo versus Mono.
Numerosas pessoas comentaram sobre o artigo estéreo versus mono em FM.
O que se segue é uma amostra das reações dos leitores.
(Você pode ler os comentários originais em www.radioworld.com/tag/mono.)
A Importância da Recepção do Sinal de FM.
David Bialik pergunta: “Por que estéreo?” resposta: prestígio.
Quando trabalhava para uma pequena estação FM no noroeste de Nova Jersey
décadas atrás, que competia com as estações de Nova York. A estação tinha uma cadeia de áudio mono. Os donos da emissora me perguntaram se eu poderia comutar o excitador para estéreo apenas para acender o sinal de estéreo (lâmpada) nos receptores, assim foi feito e os donos ficaram satisfeitos, pois aparentemente estavam em estéreo competindo com as grandes emissoras de Nova York em igualdade.
O ponto de vista de David Bialik sobre cobertura é bem aceito. A recepção que tenho no sul do Missouri Ozarks é fraca e no rádio do carro o sinal fica indo e voltando entre estéreo e mono, no modo estéreo fica ruidoso e mais fraco, a opção para melhorar a qualidade é comutar a recepçao para mono para se ter melhor recepção.
Comentários de:
James B. Potter
Titular de um Ph.D. em Teoria da Comunicação e em Sistemas Instrucionais.
É um editor do Journal of Broadcasting & Electronic Media
Gary O. Keener acertou quando disse no artigo que escreveu “Turn Off the Stereo” desligue o estéreo e veja o que acontece!
O preço para se ter um som estéreo é um problema conhecido em engenharia, muito significante quando se trata de cobertura. É fato que FM mono usa apenas 15 KHz de largura de banda enquanto o estéreo usa 53 KHz. Quanto maior a largura de banda, mais ruído se terá
E como consequência a degradação do áudio. Outra vantagem do FM mono é em áreas onde existe muitas reflexões (multipatch) o áudio mono terá melhor presença e qualidade que o estéreo.
O estéreo foi muito difundido na era dos Beatles (1960) em que se ouvia alguns instrumentos no canal direito e outros no canal esquerdo. Hoje as músicas tem pouco conteúdo estéreo, e pergunto se ainda existe que gosta de estéreo? Pois se tornou uma grande muralha.
O prazer de se ouvir rádio em estéreo FM está perdido na maioria dos ouvintes hoje.
Os ouvintes querem um áudio limpo e com qualidade.
Comentário de:
Mark W. Persons, Society of Broadcast Engineers.
CPBE, WOMH
Jorge Faria.
Normalmente hoje em dia se ouve rádio FM no carro, na ida/volta do trabalho.
Garanto que o motorista do carro não vai estar prestando atenção se a luz do estéreo está acesa ou não! O que importa realmente e a qualidade e intensidade do sinal de FM, que é afetada pela distância em relação ao transmissor. Outro fator importante que considero, é que muitas das vezes o veículo do ouvinte não possui um sistema de som adequado que ele possa perceber a separação do estéreo.
Os radios dos carros modernos automaticamente comutam para o modo mono quando o sinal de piloto da emissora se torna mais fraco.
A minha sugestão é que se mantenha o piloto estéreo ligado enquanto se fornece canais idênticos. Isso pode ser feito nos processadores como Omnia9 e Stereo Tool FM.
Eu sou um grande defensor da transmissão em FM mono para radios, comunitárias e educativas. O FM mono pode quando a emissora não tiver muita potência proporcionar uma melhor experiência na audição da emissora.
Nota Importante: Hoje as pesquisas mostram que 85% da audição das rádios de FM são nos carros. Neste ambiente não importa se o sinal da emissora está em estéreo ou mono, o que realmente importa é a qualidade e robustez do sinal de FM da emissora.
Deixando claro que a qualidade da música não tem nada a ver se o sinal está em estéreo ou mono.
Escrito por:
Jorge Faria
28/10/2022
Comments