Um equalizador gráfico (EQ gráfico) é um controle de áudio que permite ao usuário melhorar a qualidade do som. A qualidade do som é ajustada alterando as bandas de frequência individuais do áudio.
Em um processador de áudio FM devo usar o equalizador?
Eu normalmente não utilizo equalização.
Porque? Embora o ganho ou atenuação associado a uma determinada banda de frequência possa ser alterado seletivamente, outros atributos de filtro (como frequência central, largura de banda do filtro e sensibilidade) permanecem fixos.
A equalização modifica partes do espectro sonoro.
Com certeza irá modificar a qualidade da música que foi produzida e gravada em um estúdio profissional, onde o áudio foi cuidadosamente tratado e trabalhado para se obter a melhor qualidade possível.
Outro ponto importante é quando um equalizador gráfico mesmo sendo bem ajustado em uma frequência específica, pode até combinar bem com uma música específica; mas irá representar um problema em uma variedade de musicas diferentes.
Além do mais quando se equaliza músicas compactadas em MP3 os resultado podem não ser o esperado devido a natureza do arquivo (que possui perdas). Muitos dirão que desejam criar uma assinatura sônica própria para a emissora, para isso existe os compressores que fazem um excelente trabalho no processador de FM.
Os equalizadores gráficos são bem conhecidos. Tipicamente, um equalizador gráfico compreende uma variedade de filtros, cada um com um ganho e atenuação variável.
As frequências centrais para os vários filtros são distribuídas por uma largura de banda geral com um limite superior e inferior. Por exemplo, um equalizador gráfico típico de cinco bandas possui cinco desses filtros com as seguintes frequências centrais correspondentes: 100 Hz, 330 Hz, 1 kHz, 3,3 kHz e 10 kHz.
Em rádio de FM o foco tende a ser o volume e a intensidade do som (loudness).
Escrito por:
Jorge Faria
31/05/2022
Comments