top of page

Entendendo o padrão de intensidade ITU 1770



O que é ITU 1770?

É um Medidor de Loudness desenvolvido pela União Internacional de Telecomunicações, que define um método preciso para medir e padronizar o volume de áudio. Em outras palavras, equilibra o nível de volume entre as diversas plataformas de streaming e áudio existente.

A primeira coisa a entender é o conceito de “loudness”, quando se fala em volume as coisas não são tão fáceis de se entender.

Loudness se refere a percepção humana em ouvir os mais variáveis sons e variam de pessoa para pessoa.

Ao longo do tempo, surgiram diversas propostas para definir procedimentos de medição de intensidade.

O medidor de VU clássico é um experimento básico usado há muitos anos, mas hoje temos padrões internacionais muito mais ambiciosos e úteis, como o EBU R 128, baseado no ITU-R BS.1770.


Existem outros padrões semelhantes, como ATSC A/85, OP-59, ARIB TR-B32, AGCOM 219/09/CSP e ASWG-R001, que são usados ​​em diferentes indústrias ou regiões específicas do mundo.

O EBU R-128 foi estabelecido como um padrão de volume uniforme para evitar mudanças repentinas no nível de som entre diferentes conteúdos de áudio.

O EBU R-128, desenvolvido pela European Broadcasting Union, é considerado um dos mais abrangentes e influenciado pela versão original do BS.1770.

Esses padrões definem medidas comuns de volume, faixa dinâmica e nível máximo para garantir uma coexistência confortável entre diferentes tipos de conteúdo.

São utilizados em plataformas online como iTunes ou Apple Music. Antes destas regras entrarem em vigor, não existiam padrões definidos e se procura um som forte através de mixagem e masterização excessivamente comprimidas.

Hoje se recomenda segundo a União Internacional de Telecomunicações mediadas de -14 dBFS para estilos com uma baixa dinâmica e – dBFS para estilos naturais com uma dinâmica melhor. Como resultado, as músicas tinham uma compressão pesada.


Antes da introdução de padrões como o EBU R-128, não existia um padrão claro e universal para o volume do conteúdo de áudio. O resultado eram músicas com uma compressão muita pesada que destruía a dinâmica.

Ainda é possível encontrar registros com nível médio de -6dBFS, deixando pouco espaço para picos em relação à média.


Para resolver isso, são sugeridos de volume ajustados para -14 dBFS para músicas com baixa dinâmica e -20 dBFS para estilos mais “naturais”.


O padrão ITU 1770, utiliza especificamente o padrão EBU R-128, é amplamente utilizado na indústria de áudio para garantir qualidade e consistência na produção de áudio.


É usado em televisão, rádio, música, plataformas de vídeo online e outras áreas. As estações de rádio e televisão utilizam esses padrões para garantir níveis sonoros consistentes e evitar mudanças repentinas no volume; é por isso que plataformas de música e vídeo online como YouTube ou Spotify, além das já mencionadas, também estão implementando esses padrões para garantir uma experiência auditiva uniforme aos usuários.


Como usar o ITU 1770?


Para implementá-lo em seu Streaming, em primeiro lugar, use um medidor de volume compatível, atenda à meta de volume definida, evite excesso de compressão, música deve ter dinâmica.


A qualidade do som e a experiência auditiva são fundamentais, e a implementação dos padrões certos, como o ITU 1770, é, portanto, uma ferramenta útil para atingir estes objetivos.


Artigo escrito por:

Jorge Faria

Consultor de Broadcast da Audiotx.

20/10/2023.






Se você tem dúvida ou alguma pergunta que gostaria de fazer escreva-nos será um prazer responder!





145 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page