Quando falamos em processadores de áudio virtuais geramos muitas controvérsias.
Grande parte das discordâncias surge pelo fato de parecer ser algo muito simples de se fazer, no entanto, não é! Não basta apenas instalar um software em um computador, e dizer que é um processador de FM, vai muito além!
Nos processadores de FM da Audiotx utilizamos circuitos especiais para manipular o sinal de áudio que chega do console. Esses circuitos são projetados para garantir que o sinal seja limpo e com impedância de +4dbu padrão de Broadcast profissional.
Este padrão refere-se a um nível de tensão de sinal de áudio que é considerado um nível operacional para equipamentos balanceados. +4 dBu oferece mais "headroom" e uma margem de segura antes que ocorra distorção.
Em ambiente de broadcast, é essencial verificar a especificação de nível de sinal de cada componente para garantir que tudo esteja operando nos níveis adequados para evitar problemas na qualidade de áudio.
Hardware:
O hardware em um processador é algo muito importante.
O hardware implicará diretamente na qualidade do áudio, visto que quanto melhor o hardware, melhor será a qualidade do áudio processado no FM.
A Audiotx criou um hardware dedicado para o Stereo Tool FM, que envolveu engenheiros especializados e também parcerias importantes em países como Alemanha (Marian Audio) Estados Unidos (Angry Audio), Itália (Italtelec), Holanda (Thimeo Audio). Criamos um hardware para oferecer qualidade, e durabilidade.
Novo Stereo Tool FM Plus.
Possui um DAC Burr-Brown dedicado de 192kHz/24 bits de alta qualidade, que é conhecido por sua alta fidelidade na conversão digital para analógico.
Conversor digital-analógico e analógico-digital (DAC/ADC).
Resolução: 192kHz/24bit (DAC e ADC).
Entrada/Saída: Estéreo.
Relação Sinal-Ruído: 112dB (DAC), 110dB (ADC).
THD+N: -93dB (DAC), -90dB (ADC).
Resposta de Frequência: 10Hz-70kHz (-3dB).
Ganho de Entrada: -12dB a 32dB.
Consumo de Energia: <0.3W.
Taxas de Amostragem: 44.1-192kHz.
O DAC possui uma relação sinal-ruído de 112 dB e taxa de amostragem de 44.1KHz a 192KHz
possui quatro reguladores de tensão lineares de ultrabaixo de ruído para máximo desempenho.
Software:
A Audiotx seleciona e testa cada componente da sua plataforma para garantir uma CPU que possa atender às exigentes demandas de Broadcast. Cada CPU é montada com foco no desempenho e qualidade.
A instalação personalizada do Windows (OS) para uso exclusivo no Stereo Tool FM. Possui mais de 200 ajustes customizados que inclui gerenciamento da CPU priorizando processos de áudio e desativação de serviços desnecessários que possam interferir com o processamento de áudio. O firmware feito para a Audiotx produz um desempenho com uma melhora de até 80% em relação ao PCs tradicionais.
Criamos ainda o inovador software de nome Wizard para manter a estabilidade e a confiabilidade do equipamento. A capacidade do software "Wizard" serve para reverter automaticamente o processador de FM para as configurações de fábrica quando ele detecta uma desconfiguração, pois pode economizar esforço e tempo. Isso não apenas melhora a experiência do usuário, mas também pode potencialmente reduzir a necessidade de suporte técnico especializado. É uma inovação que adiciona uma camada robusta de proteção contra erros de configuração e falhas.
Linear Phase
Em Processamento de áudio, "Fase linear" refere-se a um sistema com filtro onde a resposta de fase é uma função linear da frequência. Isso é importante porque significa que todos os componentes de frequência do sinal de entrada são atrasados pela mesma quantidade de tempo, preservando a forma da onda do sinal na saída do sistema.
Stereo Tool FM Plus fabricado pela Audiotx é totalmente Fase Linear.
São muitas inovações que somente o Stereo Tool FM Plus fabricado pela Audiotx possui.
Tanto que oferecemos 3 anos de garantia no equipamento.
Conclusão:
Resumindo, a criação de um processador de áudio FM exige engenharia e conhecimento, para garantir alta qualidade sonora e estar em conformidade com os padrões de transmissão de Broadcast.
Fabricar um processador de FM não é uma tarefa que possa ser feita de forma improvisada utilizando apenas software e um computador comum. Requer conhecimento especializado e engenharia de áudio, assim como uma compreensão profunda dos princípios da transmissão de FM, e a habilidade de aplicar técnicas de processamento de áudio adequadas, como o áudio deve soar em mono e estéreo, pois a modulação de frequência (FM) é uma técnica de transmissão de rádio amplamente utilizada tanto para áudio mono quanto estéreo. O áudio mono deve ser compatível com todos os receptores FM, incluindo os mais antigos.
A qualidade do sinal de piloto é outro ponto muito importante, pois dele depende a qualidade para sincronizar o decodificador estéreo nos rádios.
As transmissões de FM devem ser otimizadas para que o áudio soe bem tanto em mono quanto em estéreo.
Artigo escrito por:
Técnicos da Audiotx e Jorge Faria.
Consultor de Broadcast da Audiotx.
01/12/2023.
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