Uma abordagem é observar as várias classificações de categoria de cabos para escolher um cabo de Internet com base nas características de desempenho de largura de banda necessárias para sua aplicação.
As características de desempenho geralmente incluem largura de banda, velocidade de transmissão e comprimento máximo do cabo, conforme ilustrado na tabela a seguir
O cabo de par trançado não blindado (UTP) pode ser usado com até 100 metros de comprimento se o cabeamento Categoria 5e (CAT-5e) for usado. O par trançado blindado (STP) é capaz de 10 Gbps até 55 metros de comprimento se o cabeamento Categoria 6a (CAT-6a) for usado. E mesmo 100 Gbps até 15 metros é possível em cobre de par trançado se for usado cabo Categoria 7 (CAT-7), que protege pares individuais em folha e uma blindagem trançada de cabo geral (S/FTP).
Outra abordagem é considerar o ambiente de instalação do cabo e escolher a construção física do cabo de Internet que se adapta à aplicação e ao ambiente.
Uma consideração frequentemente negligenciada ao selecionar o cabeamento Ethernet é o uso de Power over Ethernet, ou PoE. Os padrões IEEE 802.3xx PoE fornecem 48 Vdc nominal para dispositivos host alimentados com diferentes capacidades de energia PoE, variando de um limite de 12,95 watts no padrão 802.3af a até 100 watts no padrão 802.3bt.
Os fatores que devem ser considerados incluem a classificação de temperatura do cabo devido ao aumento de calor resultante da perda de resistência dos pares de condutores e perda geral de inserção de energia. O uso de cabo condutor baseado em 23 AWG é preferível aos condutores 26 AWG mais comuns quando PoE é usado.
Ao instalar o cabeamento de Internet, procure cabos de categoria CAT-6a ou CAT-6.
O CAT-6 deve ser preferido ao CAT-6a blindado quando o PoE é utilizado, especialmente quando os dispositivos PoE de maior potência são usados devido à capacidade do cabo blindado de dissipar menos calor.
Nota: O uso do conector adequado é fundamental para manter a confiabilidade do sistema. O cabo blindado requer um conector RJ-45 blindado para manter o desempenho de imunidade a ruídos.
Falando sobre Switch.
O switch de Internet é dos equipamentos mais importantes que o técnico de TI da radio terá que decidir.
Podem variar muito de preço.
Muitas vezes chamado simplesmente de switch de rede, o switch de Internet, implantado corretamente, pode aprimorar o desempenho da rede, fornecendo conectividade de host livre de contenção à rede, isolando os hosts uns dos outros, diminuindo os erros de rede e aumentando a segurança geral da rede.
O switch aprende qual dispositivo host está conectado a uma porta do switch lendo o endereço MAC de origem quando um quadro é recebido. O endereço MAC de origem é colocado em uma tabela de memória interna com o número da porta associada. A tabela de memória pode variar em tamanho dependendo do modelo do switch e é chamada de tabela de endereços MAC ou tabela de Content Addressable Memory (CAM).
O switch filtra quadros procurando o endereço MAC de destino do quadro de entrada na tabela de memória. Se o endereço MAC for encontrado, o quadro é encaminhado apenas para a porta do switch associada de forma transparente, não alterando os dados de carga contidos no quadro. O switch se torna transparente na visão geral da rede. Se o quadro não for encontrado, ele será encaminhado para todas as portas, exceto a porta de entrada. Quando o host responde, o endereço MAC de origem é capturado e adicionado à tabela.
Os recursos encontrados geralmente incluem configuração e monitoramento de switch e porta, a capacidade de criar redes de área virtual (VLAN), recursos de segurança de porta, multicast, qualidade de serviço (QoS) e Power over Ethernet (PoE).
As especificações do switch de Internet podem ser muitas em detalhes quando se está fazendo a seleção do equipamento, pois existem muitas opções. Considerações podem ser feitas para um switch autônomo com capacidade de porta fixa ou capacidade de expansão fornecida por um switch baseado em chassi com placas de interface de porta, fontes de alimentação redundantes e processamento redundante. As portas Ethernet são comumente encontradas oferecendo velocidades de “fio” de 10/100/1000 mbit de até 10/25/40 ou 100 GigE .
Quando o PoE é utilizado, deve-se levar em consideração a potência geral necessária para ser fornecida pelo switch, pois os padrões PoE, como o padrão IEEE 802.3bt, permitem fornecer um dispositivo alimentado de até 100 watts de energia de 48 VCC.
Escrito por:
Jorge Faria
23/12/2022
Conhecimento básico que muitos não sabem.
Explicação ótima !!😀