Processamento de áudio é um tópico complexo.
E como todos os temas complexos, não é possível entendê-lo lendo breves descrições para se tornar um especialista em poucos dias. Você tem que aprender!
Aprendendo fazendo!
Tentativa e erro.
Leva tempo.
Não horas ou dias. Você precisa de meses ou anos (começando como novato) até entender tudo.
Para quem não tem tempo ou não quer aprender todos os detalhes, existe uma solução simples:
Experimente todos os Pre-Sets e depois ajuste seus favoritos para ver (ou ouvir melhor) o que uma mudança especial de parâmetro faz ao som.
Em seguida, investigue a teoria por trás disso.
Passo a passo.
Pela minha experiência:
São 30% de leitura (teoria) e 70% de tentativa e erro.
Pre-sets.
Sabe aquele som que você tem na sua cabeça e que gostaria de colocar no ar?
Com certeza existe uma predefinição de processamento de áudio para isso, ou uma predefinição que chega bem perto.
Passo muitas horas no estúdio de áudio testando e buscando essas predefinições.
Vamos lá:
Para desenvolver um novo Pre-Set, geralmente comece com uma predefinição básica tocando muitos tipos de música diferentes e testando vozes. Faça isso o máximo de vezes possível para acostumar o seu ouvido e poder sentir o comportamento do processador de FM.
O princípio maior é manter a dinâmica, por isso comece com um Pre-Set básico como ponto de partida. Tenha cuidado com ajuste feito com o processador no ar.
Não se esqueça da importância de usar um monitor de modulação é crucial, pois deve seguir as normas exigidos pela Anatel.
Importante que o áudio que se usa para os ajustes seja o mais puro possível, nós da Audiotx usamos Cds. Nunca MP3 para não mascarar o áudio modificado pelos artefatos criados pelos Codecs.
Quando se trabalha com áudio de alta qualidade, os ajustes feitos no processamento são mais precisos e fidedignos, permitindo um controle bem mais refinado sobre o som final.
Se deseja um Pre-Set com mais energia.
Quando se deseja criar um Pre-Set com mais "energia" em um processador de FM, há várias formas de ajustes que podem ser feitos para atingir esse objetivo. A energia percebida em uma transmissão de rádio FM pode ser influenciada por vários fatores, incluindo o nível de compressão, equalização, e limitação de picos, entre outros.
Aqui estão algumas sugestões:
Aumento da Compressão: A compressão reduz a faixa dinâmica do áudio, tornando os sons mais suaves, mais audíveis e limitando os picos mais altos. Isso pode criar uma sensação de mais energia e presença, especialmente útil em ambientes ruidosos.
Equalização Agressiva: Ajustar a equalização para enfatizar certas frequências pode aumentar a percepção de energia. Geralmente, aumentar os médios e os agudos pode tornar o som mais vivo, com mais brilho.
Limitação de Picos: O limitador de picos evita que o áudio ultrapasse um certo nível, o que é crucial para evitar distorção e manter a qualidade do sinal. Também permite que se aumente o volume geral sem ultrapassar os limites legais de transmissão.
Melhoria de Stereo: Aumentar a sensação de espaço estéreo (sem exagerar, para evitar problemas de compatibilidade mono) também pode contribuir para uma sensação de maior energia.
Excitação de Harmônicos: Usar um excitador de harmônicos ou um processador de aprimoramento pode adicionar "brilho" e "clareza" ao som, fazendo com que pareça mais energético.
Ajuste da Intensidade dos Graves: Dependendo do gênero da música ou do conteúdo, aumentar ligeiramente os graves pode adicionar "peso" e "potência" ao som.
Controle de Loudness: Ajustar para um nível de loudness otimizado pode ajudar a manter a energia ao longo do dia, sem causar fadiga auditiva nos ouvintes.
Lembre-se, a chave para um bom Pre-Set em processador de FM está no equilíbrio do som.
Aumentar a energia sem sacrificar a qualidade do áudio e a clareza é importante, mas também devemos levar em conta as normas de transmissão sobre modulação, é muito importante.
Quando se deseja mais densidade no ar:
Use o limitador. Aumente nível de entrada que atua no limitador multibanda até que se possa ver um aumento na redução de ganho do limitador.
À medida que você aumenta o nível de entrada, observe a redução de ganho (gain reduction).
A redução de ganho indica que o limitador está atuando para reduzir os picos de áudio que excedem o limiar (Threshold) definido.
Cuidado com a Distorção: Aumentar demais o nível de entrada ou definir limites (Threshold) muito baixos pode levar à distorção indesejada. É muito importante encontrar um equilíbrio entre aumentar a densidade do som e manter a qualidade do áudio.
Se já existe densidade, porem se deseja um som com mais graves:
Para adicionar mais presença de graves se já existe densidade, a utilização de um "bass clipper" (clipador de graves) é uma técnica eficaz. O objetivo do bass clipper é realçar as frequências baixas (graves), adicionando sustentação e impacto sem sobrecarregar o resto do processamento.
Ajuste do Threshold (Limiar): Comece ajustando o Threshold do bass clipper. Se o Threshold estiver inicialmente em -5dB, experimente aumentá-lo para -4dB. Isso significa que o processamento de clipping será aplicado em um nível de sinal mais alto, aumentando a presença dos graves.
A mudança no Threshold afeta a presença dos graves. Irá cria uma sustentação mais forte nos graves, o que pode dar mais peso e calor ao som.
Pode levar algum tempo para encontrar o ponto ideal onde os graves são realçados de forma satisfatória sem causar distorção indesejada ou mascarar outras frequências importantes.
O som está bom, mas não está com o loudness desejado:
Quando os ajustes básicos não são suficientes para alcançar o volume desejado (loudness), pode ser utilizado o "clipper composto".
O clipper composto é usado em processamento de FM para aumentar o volume geral de processamento. É usado para produzir um som com mais impacto (loudness).
Os ajustes devem ser feitos com cuidado, pois em excesso pode levar à perda de dinâmica e qualidade do som.
Nota Importante:
Quando estiver ajustando o processador de FM, faça isso de forma gradual.
Mudanças drásticas podem não apenas prejudicar a qualidade do som, mas também tornar mais difícil para você identificar o que precisa ser ajustado.
Conselhos:
Dê Tempo ao Seu Ouvido: Após fazer um ajuste, escute por um período antes de fazer mais mudanças. Seu ouvido precisa de tempo para se adaptar ao novo perfil de som. Isso é crucial para evitar ajustes baseados em percepções iniciais, que podem ser enganosas.
Considere o Contexto de Escuta: Lembre-se de que o som será ouvido em uma variedade de rádios. O que soa bem em um sistema de som de alta qualidade pode não soar tão bem em um rádio de carro ou em um pequeno receptor portátil.
Fadiga Auditiva: Ajustar o processador de FM por longos períodos pode levar à fadiga auditiva, o que altera sua percepção do som. Faça pausas regulares para garantir que seus ouvidos estejam descansados e mais capazes de julgar o som de forma precisa.
Teste em Diferentes Dispositivos: Se possível, teste os ajustes em diferentes tipos de rádios, isso ajuda a garantir que o som seja consistente e agradável em uma variedade de situações de escuta.
Mantenha Registros dos Ajustes: Documente as configurações e os ajustes que você fez. Isso é útil para referência futura e ajuda a entender melhor o impacto de cada mudança no som final.
Artigo escrito por:
Jorge Faria.
Consultor de Broadcast da Audiotx.
29/12/2023.
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