Na minha experiência: Tudo começa com um bom microfone, você não precisa usar um microfone com um preço exorbitante para se ter uma boa qualidade de voz, existem microfones com bons preços e excelente qualidade. O mais importante quando for escolher um microfone, na minha opinião, é a rejeição off-axis, pois quanto melhor for; melhor será a captação da voz sem os incômodos dos ruídos adjacentes. Em estúdios de rádios os microfones dinâmicos apresentam um melhor rendimento. Vou explicar em poucas palavras o que é o efeito off-axis, muito importante na escolha do microfone. A rejeição do eixo off-Axis do microfone tem como função minimizar a entrada de ruídos adjacentes do estúdio no microfone. Isto é muito importante para manter o áudio limpo, principalmente quando se usa muitos microfones abertos simultaneamente. Por isso, quanto mais diretivo for o microfone, melhor o rendimento. Processador de Microfone Outra Ferramenta essencial, Aqui no Brasil ainda encontramos com uma certa facilidade o processador de microfone Symetrix 528E, que não é mais fabricado, mas que ainda é um excelente equipamento para processamento de voz em estúdios. O Symetrix 528E possui um pré-amplificador de microfone, de-essing, expansão/gate, compressão, EQ ajustável de três bandas e simetrizador de voz. Se a sua emissora de rádio não possui recursos financeiros para poder ter um processador de microfones como M1 (Digital Voice Processor) da Weatstone, o velho e confiável Symetrix 528E vai ainda lhe trazer momentos de alegrias. Como usar? Algumas rádios usam ajustes muito agressivos, achando que irá resolver os problemas acústicos, o que com certeza não irá acontecer. O ideal é usar o *expansor de downward* atuando *suavemente*, pois está provado ao longo dos anos que a qualidade da voz usando este ajuste corretamente faz muita diferença. Qualidade dos cabos. Outro ponto importante que muitos não levam em consideração. Usar um bom cabo de microfone, que deve ter uma boa blindagem para evitar interferências e possuir baixo ruido de noise floor (ruído de fundo). Hoje no Brasil temos que ter muito cuidado com os cabos chineses que são oferecidos por preços bem atrativos. Recomendo sempre investir em um cabo com procedência. Implementado a qualidade do som de microfones. Sim, se pode melhorar (maximizar) a qualidade do som de qualquer microfone, sem ter que se gastar muito. Para isto basta usar um bom pré de microfone. Para a maioria das rádios, um som bom significa ser quente, aberto e com boa inteligibilidade. Já falei em outros posts que isso não é difícil de se conseguir. Você pode melhorar bastante a qualidade de som de microfone utilizando uma boa Interface de áudio, pois a grande maioria deles já possuem incorporado um bom pré de microfone.
Vejamos alguns: · Focusrite SCARLETT 2I2 Interface de Áudio. · Focusrite - Scarlett Solo · PreSonus Studio 24c 2x2, 192 kHz, interface de áudio USB com Studio One. · Behringer UMC22. · KKcare Interface de áudio portátil (mais barato do mercado).
Com certeza utilizando uma dessas interfaces o som do microfone do ar terá um melhor rendimento, ainda mais se levarmos em conta a qualidade dos prés de microfone dos consoles fabricados no Brasil. Um exemplo distoe como muda a qualidade do microfone Shure SM7b quando utilizado com um pré de microfone. O Som cresce fazendo este microfone ser um Super Microfone.
Finalizando: Eu seria negligente se não mencionasse o acabamento acústico do estúdio. Qualquer estúdio de rádio ou gravação necessita implementar o tratamento acústico para um bom rendimento do microfone. Normalmente um tratamento que proporcione um controle de banda larga (todas as frequências). Se o estúdio não tiver espaço disponível na parede para tratamentos, considere outras soluções como portáteis montadas em suporte, espumas que irão evitar a reverberação de som. Qualquer solução que possa domar virtualmente a acústica do local se posicionado corretamente. Existem produtos de qualidade no mercado. Tenha em mente que os ouvintes da rádio perceberão a qualidade do som no ar!
Artigo escrito por:
Jorge Faria
Consultor de Broadcast da Audiotx.
27/10/2023.
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