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Cancelamento de Intermodulação em FM

intermodulação ou a distorção por intermodulação IM é a modulação da amplitude de sinais contendo duas ou mais frequências diferentes.


Cancelamento de intermodulação é um dos recursos que se encontra nos processadores modernos de FM como Stereo Tool FM. Para entender melhor devemos saber que a transmissão de FM se realiza acentuando os sons agudos acima de 2.122 Hz quando se utiliza pré ênfase de 75 uS, isto significa acentuar 17 dB em 15 Khz antes da transmissão.

Esta ideia foi genial foi criada na década de 1930 quando foi inventada e permitiu reduzir o ruído de fundo nas transmissões de FM.

Para reduzir o ruído de alta frequência no áudio recebido. A “pré-ênfase” aumenta a energia de alta frequência no áudio transmitido e, em seguida, a rede “de-ênfase” no receptor torna a resposta de áudio geral plana. A rede de ênfase também reduz o ruído de alta frequência que está presente nos rádios FM.

O pré-ênfase em FM é feito antes da modulação. A energia de alta frequência no áudio é aumentada para compensar o ruído de alta frequência em FM e depois da demodulação no receptor, a energia de alta frequência é reduzida de volta ao normal. Este processo melhora a relação sinal/ruído em sistemas FM.

Mesmo se passando mais de 50 anos, essa ideia permanece válida até hoje. Mesmo com o aparecimento de novos estilos musicais, como o Rock. as atenuações de 15 a 20 dB foram mantidas na oitava de 16 KHz, referida a 1 KHz.

Porem tudo muda, a partir dos anos 90, quando entra em uso os sintetizadores digitais e as gravações digitais com capacidade de entregar altas frequências.

Os altos níveis de agudos produzidos com as novas técnicas de gravação afetou o equilíbrio que o pré-ênfase mantinha há mais de 50 anos.


O que fazer?

Um refinamento adicional que os processadores de última geração possuem

é o cancelamento da intermodulação gerado pelo clipper.

O material sonoro após o pré-ênfase, contém muito mais sinal nas bandas de alta frequência do que nas bandas dos medios e graves. Se para compensar usássemos o sinal de 15 KHz como 100% de modulação, por exemplo, os médios cairiam de nível e perderíamos o loudness no ar, o que seria inaceitável.


A solução:

Comprimir e limitar as bandas de alta frequências até que fiquem niveladas com as bandas de média frequências. Porém, a compressão faz com que os agudos percam volume, pois abaixa o nível de todas as frequências daquela banda. Portanto, apenas uma pequena parte do excesso de sinal é compensada com compressão. A maior parte é clipada diretamente.


Para isso deve levar em consideração que a maior parte do clipping ocorre acima de 5 KHZ.

Se o clipper for cuidadosamente projetado, ele terá apenas componentes de distorção ímpares. Por exemplo, cortando 5 KHz, o primeiro componente aparece em 15 KHz, no final da banda.


Acima de 5 KHz é possível cortar sem consequências audíveis, pois o terceiro harmônico fica fora da banda de áudio FM. Isso começa a corrigir um problema muito importante.

No entanto, ao cortar em altas frequências, vários tons aparecem simultaneamente, além dos componentes harmônicos (inaudíveis), também aparecem os componentes de intermodulação (audíveis).



Escrito por:

Jorge Faria

06/03/2023



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