AES67 é um padrão técnico para áudio sobre IP e interoperabilidade de redes. Ele foi desenvolvido pela Audio Engineering Society (AES) e feito sua apresentação ao mercado em 2013. O objetivo do AES67 é facilitar a compatibilidade entre diferentes sistemas de áudio em rede, permitindo que eles compartilhem áudio em tempo real através de uma rede IP.
Esse padrão, é crucial para garantir que diferentes equipamentos de áudio sobre IP possam trabalhar juntos, mesmo que tenham sido desenvolvidos por fabricantes diferentes que podem usar protocolos proprietários. Isso facilita bastante a integração de novos equipamentos em infraestruturas de áudio existentes, tornando as atualizações tecnológicas mais simples e menos custosas. Além disso, ajuda a criar sistemas mais flexíveis e escaláveis que podem crescer e se adaptar às necessidades de qualquer ambiente de produção ou transmissão.
Durante anos, houve diferentes métodos de colocar áudio em redes IP - todos eles incompatíveis entre si. Então Kevin Gross, uma lenda de redes de áudio, descobriu que muitos desses protocolos de rede eram, na verdade, bem parecidos.
O protocolo define requisitos para sincronização, descoberta de dispositivos e conectividade de rede, estabelecendo um conjunto comum de protocolos para a distribuição de áudio multicanal digital em redes IP profissionais. Ele é projetado para ser compatível com sistemas já existentes como Dante, Livewire, Q-LAN e outros, que são padrões de áudio sobre IP de diferentes fabricantes. A implementação do AES67 implica em algumas especificações técnicas chave:
Transporte de áudio: Usa RTP (Real-time Transport Protocol) para transportar áudio PCM linear.
Descoberta e conexão: Não especifica um método único, permitindo flexibilidade e compatibilidade com diferentes métodos usados por outros padrões.
Sincronização: Emprega o protocolo PTP (Precision Time Protocol), conforme definido no padrão IEEE 1588, para sincronização de tempo entre dispositivos na rede.
AES67 é particularmente importante na indústria de radiodifusão e produção ao vivo, onde diferentes equipamentos de áudio precisam operar em conjunto, compartilhando e distribuindo áudio através de infraestruturas de rede complexas.
Artigo escrito por:
Jorge Faria.
Consultor de Broadcast da Audiotx.
12/04/2024.
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