O cabo de MPX (sinal composto) deve ser linear em amplitude, frequência e fase. A capacitância distribuída ao longo do cabo introduz uma reatância capacitiva, que se comportará como um filtro passa baixo, opondo naturalmente as frequências mais altas.
Quanto maior o valor das a capacitânciasdistribuídas do cabo maior será a atenuação das altas frequências.
Quando um cabo possui uma capacitância significativa, especialmente em cabos longos, ele começa a agir “mais rapidamente” como um filtro passa-baixa, permitindo que as frequências mais baixas passem com menos atenuação, enquanto as frequências mais altas são gradualmente atenuadas.
Produz um efeito chamado de "roll-off" de alta frequência levando à perda de detalhes e clareza no sinal de audio e também a separação de estéreo.
Esse fenômeno é um dos motivos pelos quais a escolha do cabo de MPX é muito importante.
Para evitar ou minimizar o "roll-off" de alta frequência, é aconselhável utilizar cabos de áudio de boa qualidade, projetados para minimizar a capacitância e, portanto, a atenuação de frequências mais altas. Isso é especialmente relevante em aplicações como transmissões de sinal estéreo MPX (Multiplexado), onde a preservação da gama completa de amplitude das componentes em frequências e o não desvio de fases são essenciais para manter a qualidade do sinal e a separação estéreo.
Escolha do cabo:
A escolha do cabo adequado é fundamental para minimizar esses efeitos indesejados.
Cabos de baixa capacitância são preferíveis para aplicações de áudio de alta qualidade, pois reduzem a atenuação de alta frequência e minimizam os deslocamentos de fase.
Cabos com condutores de alta pureza e isolamento de qualidade também podem ajudar a mitigar esses problemas.
Cabos longos é um problema.
Por exemplo em um cabo de 50 metros normalmente terá uma perda em torno de -3dB a 15kHz. Também pode agir como uma linha de transmissão (antena) e captar interferências.
O cabo favorito dos engenheiros e técnicos é o cabo RG58, é um bom cabo coaxial de 5,0 mm de espessura e possui uma boa blindagem, porém não é adequado para ser usado em comprimento maior do que 1.80 metros (6 feet) quando faz a conexão entre o procesador de FM o link ou excitador.
Se o cabo de MPX possuir uma impedância baixa em mais de 1kΩ na extremidade entre o excitador ou link/excitador, irá aliviar a tensão (stress) térmica na saída do gerador de estéreo prolongando a vida útil do equipamento.
Orban recomenda para distâncias de 30 metros nos modelos 8600/8700 o uso do cabo RG58 ou RG59.
Nota: Cabos longos podem ocasionar problemas como ruído, zumbido e captação de RF.
Em geral, em instalações convencionais se instala o Orban 8600/8700 próximo ao link ou excitador e limitam o comprimento do cabo até 1,80 m (6 pés).
Omnia recomenda o cabo RG62/93 devido a sua baixa capacitância.
Audiotx (StereoTool FM) recomenda o uso do Super Cable MPX RG62.
O RG-62 é um cabo coaxial de 93 ohms com um diâmetro total de 0,242 polegadas e uma tensão nominal de até 750 Vrms.
O cabo coaxial RG-62 é um tipo de cabo que foi projetado para transportar sinais eletromagnéticos de alta frequência em longas distâncias, devido ao seu alto grau de integridade de sinal e menor perda.
Composição: Possui um fio interno de cobre (CW) ou fio de aço revestido de cobre (CCS) que transporta o sinal elétrico.
O condutor interno é envolvido por uma camada de isolamento feita de polietileno.
A camada de isolamento é completamente envolvida por uma blindagem trançada de cobre nu que forma o condutor externo e também fornece blindagem contra interferências eletromagnética (EMI). A estrutura é recoberta por uma camada externa chamada de jaqueta, feita de Policloreto de Vinila (PVC). A capa externa protege o núcleo do cabo contra problemas mecânicos, umidade e ação químicos do tempo.
Finalizando.
Cabos longos podem ocasionar ruídos, zumbidos e captação de RF.
Em geral, se tem menos problemas quando se coloca o processador de FM sempre perto do link ou excitador com um cabo que não ultrapasse o tamanho de 1.80 metro. Isso porque as frequências da banda base (MPX) são baixas em comparação com RF e a impedância característica do cabo coaxial não é constante em frequências muito baixas. Sendo assim o sistema de transmissão geralmente terá amplitude e resposta de fase (Rolloff) mais precisa e melhor separação de estéreo.
Obs: O Fator de Rolloff pode ser compreendido com um decaimento que irá alterar a (s) fase (s) dos sinais ao longo das frequências dos sinais multiplexados.
Escrito por: Jim Brown Audio Systems Group, Inc
Traduzido e compilado por: Jorge Faria
Colaboração: Engenheiro Enos Marcos
Tecnico: Edson Pucinelli
Data: 25/08/2023
留言