Stokkemask (ITU-R-SM.1268)
Potência de Multiplex - Multiplex Power.
ITU-R-SM.1268 é um método de medição do desvio máximo da frequencia de FM.
Stereo Tool FM Box possui um analizador de espectro que analisa como o sinal de saída ficará após a modulação. Funciona realimentando o clipper em vários estágios, para controlar com muita precisão o espectro resultante. Usar esta ferramenta no Stereo Tool FM Box permite o controlar com precisao a distorção por multipatch (multipercurso). Este controle monitorado corretamente permite melhorar a intensidade na recepçao da emissora, pois permite reduzir distúrbios causados por sinais de estações mais fracas em frequências próximas.
Como consequência o sinal da radio chegará mais longe e com melhor qualidade.
Nota: Quanto mais amplo (wider) for o sinal da radio, mais distúrbios irá causar às emissoras com sinal mais fraco nas frequências adjacentes. Deve se ter cuidado neste ajuste pois ajustado com exagero aumenta a distorção por intermodulação reduzindo a intensidade do sinal recebido. Isto devido uma maior parte do espectro que ficará fora da faixa em que o receptor estará sintonizado. E recomendado critério neste ajuste.
Potência de Multiplex - Multiplex Power.
Potência de Multiplex - Multiplex Power.
Potência de Multiplex - Multiplex Power.
Stokkemask (ITU-R-SM.1268).
ITU-R-SM.1268 é um método de medição do desvio máximo da frequencia de FM.
Stereo Tool FM Box possui um analizador de espectro que analisa como o sinal de saída ficará após a modulação. Funciona realimentando o clipper em vários estágios, para controlar com muita precisão o espectro resultante. Usar esta ferramenta no Stereo Tool FM Box permite o controlar com precisao a distorção por multipatch (multipercurso). Este controle monitorado corretamente permite melhorar a intensidade na recepçao da emissora, pois permite reduzir distúrbios causados por sinais de estações mais fracas em frequências próximas.
Como consequência o sinal da radio chegará mais longe e com melhor qualidade.
Nota: Quanto mais amplo (wider) for o sinal da radio, mais distúrbios irá causar às emissoras com sinal mais fraco nas frequências adjacentes. Deve se ter cuidado neste ajuste pois ajustado com exagero aumenta a distorção por intermodulação reduzindo a intensidade do sinal recebido. Isto devido uma maior parte do espectro que ficará fora da faixa em que o receptor estará sintonizado. E recomendado critério neste ajuste
Artigo escrito por: Jorge Faria
Consultor de Broadcast da Audiotx e Stereotool FM
(22) 2648-9818
(22) 9 9885-6062
Porque usar um pré-amplificador de Microfone?
Um pré-amplificador é um circuito dedicado que amplifica os sinais de baixo nível que vem dos microfones. Os sinais de microfone são geralmente muito abaixo do nível de operação nominal, portanto, é necessário muito ganho, geralmente cerca de 30-60 dB, às vezes até mais! Quando se utiliza um pré de microfones estes irão permitir se ter um nível de áudio compatível coma mesas de áudio modernas que trabalham com +4dBu.
É importante dizer que hoje a maioria das interfaces de áudio já possuem pré-amplificadores integrado de excelente qualidade.
Qual o real benefício de se usar um pré-amplificador externo?
Resposta: Melhor qualidade se som! O som dos microfones é mais evidente quando se utiliza níveis com maior ganho! Os circuitos de pré-amplificação simples costumam ter um som aceitável com ajustes de ganhos de 40-50 dB, porem o som é "velado" principalmente quando se utiliza microfones dinâmicos de baixa saída como: Shure SM7B, Electro Voice RE20, Sennheiser 421/441 e outros!
Os pré-amplificadores externos de boa qualidade estão equipados com circuitos mais sofisticados que mantêm a transparência tonal do som captado pelo microfone, por possuir maior ganho.
O objetivo maior de se usar um pré-amplificador de microfone é conseguir a melhor clareza de áudio possível sem nenhuma coloração ou distorção principalmente em consoles de áudio de rádio, que utilizam pré-amplificadores com circuitos simples (Não estou levando em consideração os consoles nacionais que possuem pré-amplificadores de microfone com qualidade sofrível).
Normalmente o som de microfones das emissoras de rádio não possuem muito peso e tem pouca inteligibilidade! O som da voz do locutor de uma emissora de rádio deve ter presença e a melhor qualidade possível; um bom pré-amplificador pode fazer muita diferença na qualidade do microfone, isso porque dependendo do pré de microfone usado, a sonoridade muda do som do ar muda completamente.
Gostaria de dizer, todavia que não estou sugerindo que um pré-amplificador de microfone possa substituir um "Processador de Microfone", estou dizendo que com um bom pré de microfone se consegue uma qualidade de voz muito boa no ar ajudando a rádio a criar uma assinatura sônica diferenciada. Utilizando um bom pré de microfone muitas vezes se evita a necessidade de se comprar um microfone de custo elevado.
Interface de áudio com certeza ajudará a melhorar a qualidade do som dos microfones, pois já possuem pré-amplificadores integrados, possuem excelente nível de ganho, fonte fantasma de 48 volts (phanton power) e podem ser usados tanto para microfones dinâmicos como condensadores otimizando o ganho.
Sugestão de Marcas: Behringer, Focusrite, M-Audio, PreSonus.
Artigo escrito por: Jorge Faria
Consultor de Broadcast da Audiotx e Stereotool FM