Stokkemask (ITU-R-SM.1268)
Potência de Multiplex - Multiplex Power.
ITU-R-SM.1268 é um método de medição do desvio máximo da frequencia de FM.
Stereo Tool FM Box possui um analizador de espectro que analisa como o sinal de saída ficará após a modulação. Funciona realimentando o clipper em vários estágios, para controlar com muita precisão o espectro resultante. Usar esta ferramenta no Stereo Tool FM Box permite o controlar com precisao a distorção por multipatch (multipercurso). Este controle monitorado corretamente permite melhorar a intensidade na recepçao da emissora, pois permite reduzir distúrbios causados por sinais de estações mais fracas em frequências próximas.
Como consequência o sinal da radio chegará mais longe e com melhor qualidade.
Nota: Quanto mais amplo (wider) for o sinal da radio, mais distúrbios irá causar às emissoras com sinal mais fraco nas frequências adjacentes. Deve se ter cuidado neste ajuste pois ajustado com exagero aumenta a distorção por intermodulação reduzindo a intensidade do sinal recebido. Isto devido uma maior parte do espectro que ficará fora da faixa em que o receptor estará sintonizado. E recomendado critério neste ajuste.
Potência de Multiplex - Multiplex Power.
Potência de Multiplex - Multiplex Power.
Potência de Multiplex - Multiplex Power.
Stokkemask (ITU-R-SM.1268).
ITU-R-SM.1268 é um método de medição do desvio máximo da frequencia de FM.
Stereo Tool FM Box possui um analizador de espectro que analisa como o sinal de saída ficará após a modulação. Funciona realimentando o clipper em vários estágios, para controlar com muita precisão o espectro resultante. Usar esta ferramenta no Stereo Tool FM Box permite o controlar com precisao a distorção por multipatch (multipercurso). Este controle monitorado corretamente permite melhorar a intensidade na recepçao da emissora, pois permite reduzir distúrbios causados por sinais de estações mais fracas em frequências próximas.
Como consequência o sinal da radio chegará mais longe e com melhor qualidade.
Nota: Quanto mais amplo (wider) for o sinal da radio, mais distúrbios irá causar às emissoras com sinal mais fraco nas frequências adjacentes. Deve se ter cuidado neste ajuste pois ajustado com exagero aumenta a distorção por intermodulação reduzindo a intensidade do sinal recebido. Isto devido uma maior parte do espectro que ficará fora da faixa em que o receptor estará sintonizado. E recomendado critério neste ajuste
Artigo escrito por: Jorge Faria
Consultor de Broadcast da Audiotx e Stereotool FM
(22) 2648-9818
(22) 9 9885-6062
Otimizando o Processamento em FM
Profundidade, clareza e consistência, é o que toda rádio busca ter no ar!
Os processadores de áudio alteram as características originais das músicas em busca de benefícios positivo! Como aumento de volume, melhoria na consistência e controle absoluto dos picos de modulação.
A arte de processamento de áudio é baseada na ideia de que estes benefícios podem serem alcançados sem permitir que o ouvinte perceba que algo foi alterado.
Sempre tenha em mente que processamento de Internet é bem diferente do que vai ao ar!
Tente criar uma assinatura sônica que seja a marca da rádio, diferente dos competidores.
Começando:
Porque a maioria dos problemas em processamento ocorre nas frequências acima de 8 KHz?
Quanto mais neutro for equilíbrio de HF (high frequency) menor será o estresse do SBR.
Nota: Spectral band replication é uma tecnologia usada para melhorar a qualidade dos codecs de áudio ou voz, atua especialmente em baixas taxas de bits e é baseada na redundância harmônica no domínio da frequência Exemplo: Músicas com perdas na compressão tipo em MP3 e outras. Muitos engenheiros e técnicos desconhecem isto.
Guia de processamento:
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Não exagere na equalização das altas frequências no processamento.
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Somente use a equalização se realmente for necessário.
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Crie um processamento sem aumentar muito a densidade das altas frequências presente músicas originais.
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Tente criar um processamento natural para atingir a assinatura sônica desejada.
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Tenha em mente que músicas em MP3 possui uma perda de qualidade independente da compressão 128 Kbps ou 320 Kbps e nunca terão a mesma qualidade que músicas sem compressão. Nota: Opte pelos formatos lossless (“sem perdas”), tais como WAV, AIFF, FLAC e ALAC, sempre que possível na hora de ripar um CD.
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Importante o limitador de picos sempre está dentro do parâmetro de medição de"0 dBFS veja o gráfico abaixo.

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Lembre-se que link (STL) por codec produz picos de modulação em até 3dB ou mais.
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Alguns equipamentos produzem picos de modulação seja em formato digital ou analógico, por isso tome cuidado com o pré-processamento antes do processador de FM.
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Use o limitador de picos ciente que 0 dBFS será um parâmetro ideal, pois qualquer pico que restar terá um ciclo que não será ouvido.
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Os sons graves são importantes, porém não deve danificar as frequências medias. Lembre-se que a grande maioria dos ouvintes não ouve som graves, seja devido a qualidade dos rádios, ou porque ouvem rádio em baixo volume.
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Mesmo rádios de mesa de excelente qualidade como Bose, Sangean e outros tem baixa resposta de frequência abaixo de 70 Hz. Então para o público de massa o mais importante sempre será os sons médios.
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Se a rádio deseja ter um som grave, escolha o que enfatizar; meio/graves ou baixo/graves, isto é baseado no público alvo a ser atingido e provavelmente modelo de rádio que usam! Rádios de automóveis, rádios portáteis, rádios de mesa ou rádios de Smartphones que normalmente utilizam fones de ouvido. Esta escolha é importante pois cada um destes equipamentos tem uma resposta de frequência diferente.
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Use técnicas de processamento, como pré-limitacao dos graves que garante que os graves não irão danificar as frequências midrange (250 a 2000 Hz).
Nota Importante: Midrange refere-se ao espectro de áudio ao qual o ouvido humano é mais sensível. Na música, são os vocais e a maior parte da faixa de frequência que a maioria dos instrumentos produz.
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Não exagere no clipping, ajuste para uma regulagem suave dos baixos/graves pois assim irá produzir mais energia nos meios/graves e salientar mais o som em rádios portáteis.
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Normalmente quanto mais alto se modula menos detalhes serão ouvidos. Se colocar mais ênfase na extremidade inferior do espectro de áudio haverá menos ênfase em outras partes do espectro. Portanto é importante saber escolher as características de som que serão mais importantes para a rádio.

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O espectro de áudio, também chamado de largura de banda de áudio, são as frequências audíveis da audição humana, que geralmente ocorrem entre 20 Hz e 20.000 Hz (20 kHz). O espectro de áudio às vezes é dividido nas seguintes faixas: graves (20 Hz a 140 Hz), graves superiores (140 Hz a 350 Hz), médios (350 Hz a 2,5 kHz), médios superiores (2,5 kHz a 5 kHz), e high end (5 kHz a 20 kHz). Essas faixas de frequência não são exatas e às vezes são interrompidas em 150 Hz, 400 Hz, 2 kHz e 6 kHz.
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É importante ter uma pessoa, consciente que tome as decisões finais sobre o processamento que será feito. Muitas pessoas dando opiniões só serve para confundir. Lembre-se também que técnico de manutenção não é um engenheiro de áudio, procure um profissional que conheça de áudio se deseja um áudio com qualidade na emissora de rádio. Outro ponto importante é que um processador de áudio FM possui muitos recursos e ferramentas de ajuste que levam tempo para que se familiarize com o uso, muitos donos de rádio gostam de brincar de ajustar e acabam por de configurar os ajustes que vem de fábrica.
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Ouça a rádio em diferentes rádios, de automóveis, de mesa, portáteis em Smartphones, não canse de ouvir, quando cansar descanse e no dia seguinte ouça novamente até ter a certeza do som que você realmente deseja ter no dial, isto leva tempo, mas com paciência se consegue.
Artigo escrito por: Jorge Faria
Consultor de Broadcast da Audiotx e Stereotool FM