O que é RDS

O Rádio Data System, ou RDS é um sistema de transmissão de dados em formato digital utilizado em transmissores de radiodifusão de FM. O RDS permite visualizar várias informações sobre a estação de rádio sintonizada, como o nome da emissora, tipo de programação, nome e interprete da música atual, publicidades, bem como diversas outras informações. O sistema é utilizado por muitas emissoras de rádio brasileiras, especialmente para a exibição do nome da emissora no visor do receptor do ouvinte.

Aparelhos de rádio FM em veículos e também rádios portáteis, celulares com FM dispõe dessa tecnologia de recepção RDS.


O que é possível através de um RDS.
O sistema de RDS possui várias opções, mas algumas ainda não são utilizadas no Brasil, por fazerem parte do “pacote de rádio digital” a tecnologia ainda não é empregada no país.

 

Segue abaixo lista de algumas funções:


AF (Alternate Frequencies) – O aparelho receptor seleciona a sintonia mais adequada de determinada rádio. A emissora poderá induzir uma sintonia mais adequada para o ouvinte, fazendo a troca automática da freqüência.


CT (Clock Time) – Relógio que exibe a hora da emissora.


EON (Enhanced Other Networks) – Essa função permite o acesso a informações de trânsito.


PI (Programme Identification) – Identifica a emissora sintonizada.


PS (Programme Service) – Essa função permite o envio de textos com oito caracteres, exibindo informações como a música e cantor atual, por exemplo.


PTY (Programme Type) – Auxilia na busca de uma estação digital, como por exemplo, busca por gênero musical.


RT (Radio Text) – Ele pode gerar arquivos com até 64 caracteres. Função ótima para emissoras que trabalham com jornalismo.

 

O que é necessário ter para utilizar essa função.
A emissora deverá adquirir o gerador e codificador de RDS (Stereo Tool FM Box já possui RDS integrado).

(Também chamado de Encoder RDS), é um equipamento que gera pequenos arquivos de texto

 (de 8 a 64 caracteres, de acordo com o modelo adquirido) através da subportadora da frequência de FM.  O equipamento pode ser encontrado na maioria das empresas que trabalham com equipamentos para radiodifusão. Por ser gerado em uma subportadora, o RDS não interfere no áudio da emissora, porem dependendo da qualidade do Codificador pode sim interferir na modulação do áudio diminuindo a densidade de modulação por isso Stereo Tool FM Box já possui o RDS nativo integrado ao seu sistema.

 

Quem poderá visualizar as informações do RDS.
Apenas usuários que possuem aparelhos que contenha um decodificador de RDS, função que consegue separar a subportadora do áudio e reconhece o arquivo de texto. Celulares, som automotivo, mini system, etc. As informações são mostradas no display do aparelho, no mesmo lugar onde fica a frequência da emissora de rádio.

 

 

 

Se você tem dúvida ou alguma pergunta que gostaria de fazer escreva-nos será um prazer responder!

 

Artigo escrito por: Jorge Faria

Consultor de Broadcast da Audiotx e Stereotool FM

www.stereotool.com.br

www.audiotx.com.br

 

 

Contato 

Audiotx 

Rua Porto Alegre, 263 Cabo Frio, RJ

Telefone: (22) 2648 - 9818 
Celular: (22) 99885 - 6062 (Vivo)

Celular: (22) 98102 - 7853 (Tim)

© Copyright Stereo Tool  2016.  Stereo Tool  Exclusivo