O que é MP3

MP3 é uma abreviação de MPEG 1 Layer-3 (camada 3). Trata-se de um padrão de arquivos digitais de áudio estabelecido pelo Moving Picture Experts Group (MPEG), grupo de trabalho de especialistas de Tecnologias da Informação vinculado ao ISO e à CEI.

As camadas referem-se ao esquema de compressão de áudio do MPEG-1.

Foram projetadas em número de 3, cada uma com finalidades e capacidades diferentes. Enquanto a camada 1, que dá menor compressão, se destina a utilização em ambientes de áudio profissional (estúdios, emissoras de TV, etc) onde o nível de perda de qualidade deve ser mínimo devido à necessidade de reprocessamento.

A 3 se destina ao áudio que será usado pelo usuário final. Como se espera que esse áudio não sofra novos ciclos de processamento, a compressão pode ser menos conservadora e aproveitar melhor as características psico-acústicas do som limitando-se apenas pela qualidade desejada para o ouvido humano.

E um revolucionário formato de compressão de áudio digital, desenvolvido na Alemanha no início de 1970 pelo Prof. Dieter Seitzer da Universidade

Erlangen-Nuremberg para solucionar o problema de transmitir fala em alta qualidade através de linhas telefônicas.

Em virtude do surgimento do ISDN (Integrated Service Digital Network) e cabos de fibra óptica para telecomunicações melhorar a codificação de voz pareceu pouco importante, então o Prof. Seitzer direcionou a pesquisa para codificação de sinais de música.

Em 1988 estabeleceu-se o MPEG (Moving Picture Experts Group), grupo de trabalho da ISO (International Organization for Standardization) responsável por desenvolver padrões para a compressão de áudio e vídeo digitais.

O MP3 é um formato de compressão de áudio com perdas quase imperceptíveis ao ouvido humano.

A taxa de compressão é medida em Kb/s (kilobits por segundo), sendo 128 Kb/s a qualidade padrão, na qual a redução do tamanho do arquivo é de cerca de 90%, ou seja, uma razão de 10:1. Essa taxa de compressão atualmente pode chegar até 320 Kb/s, a qualidade máxima, na qual a redução do tamanho do arquivo é de cerca de 25%, ou seja, uma razão de 4:1, passando antes por 192 Kb/s, 256 Kb/s, ou seja, o máximo de qualidade que pode ser tirado em MP3.

Na média, um minuto de música corresponde a 10 MB para uma gravação de música de 16 bits estéreo com 44,1 kHz. Utilizando o formato MP3 um minuto de música corresponde a cerca de 1 MB (megabytes).

Nota I: Os CD’s utilizam o padrão de 44.100 samples por segundo, 16 bits por sample no padrão estéreo armazena cerca de 10 milhões de bytes que formam (megabytes) de dados por minuto.

A popularidade do MP3 surgiu devido ao seu uso pratico em se poder  baixar música pela Internet, pois no formato WAV estes arquivos de música são extremamente grandes, em média 50MB, o que não seria prático fazer o download pela Internet. O MP3 alcançou um sucesso tão grande que, quando as gravadoras se deram conta, o formato já estava presente em milhões de computadores em todo o mundo.

Nota II: Apesar de toda a sua popularidade e uso pratico do MP3 existe uma grande diferença em qualidade entre os arquivos MP3 e o formato de arquivo WAV. MP3 é um formato com perda de compressão de dados (Lossy Data). Isto significa que parte de dados são removidos para diminuir o tamanho dos arquivos de Músicas. Aproximadamente 1/7 do tamanho do arquivo original no formato WAV.

As diferenças são normalmente:

1-    Perda de clareza nas frequências Altas.

2-    Perda de Punch (Peso) nas frequências Baixas.

3-    Perda da Dinâmica Original do Som.

4-    Dependendo da qualidade de compactação e (bit-rate e sample-rate) muitas vezes efeitos de fase são introduzidos.

 

Para concluir este artigo: Existe sim uma grande diferença entre os formatos MP3 e WAV bem perceptível, principalmente em equipamentos de Profissionais de Broadcast.

 

 

Se você tem dúvida ou alguma pergunta que gostaria de fazer escreva-nos será um prazer responder!

 

Artigo escrito por: Jorge Faria

Consultor de Broadcast da Audiotx e Stereotool FM

www.stereotool.com.br

www.audiotx.com.br

 

 

Contato 

Audiotx 

Rua Porto Alegre, 263 Cabo Frio, RJ

Telefone: (22) 2648 - 9818 
Celular: (22) 99885 - 6062 (Vivo)

Celular: (22) 98102 - 7853 (Tim)

© Copyright Stereo Tool  2016.  Stereo Tool  Exclusivo