O que é IP

IP (Internet Protocol) ou Protocolo Sobre Internet. É um mecanismo de endereçamento uniforme que possibilita a comunicação entre dispositivos de uma rede ou de redes distintas, onde cada dispositivo possui um endereço único de identificação que o permite enviar e receber pacotes de dados.

 

IP é o formato padrão para transmissão de qualquer tipo de dado na internet ou em redes locais, cabeadas ou sem fio, onde todo e qualquer computador produzido hoje em dia vem equipado com um adaptador de rede IP. Além disso, possui arquitetura aberta e independente, dispensando qualquer tipo de interface ou aplicação proprietária.

 

Com a popularização e a consolidação do protocolo IP como padrão para comunicação de dados, outras indústrias passaram a adotá-lo na modernização de seus sistemas e produtos, tornando sua utilização não mais restrita às redes de computadores.

Um exemplo disso são as empresas de telefonia que estão abandonando seus tradicionais sistemas chaveados e os substituindo pelo modelo de voz sobre IP (VoIP – Voice Over IP), tanto em aplicações corporativas quanto em serviços pessoais para o consumidor final.

 

Outro exemplo são as emissoras de rádio e televisão que, após a migração para os sistemas digitais, demonstram uma tendência de utilização de redes IP para distribuição de seu conteúdo multimídia.

Assim como o computador pessoal tornou-se a plataforma padrão para as mais diversas aplicações pessoais e profissionais, com velocidade, poder de processamento e custo altamente benéficos, o protocolo IP tem se tornado o formato padrão para transporte de quaisquer tipos de dados.

Streaming versus IP:

 

Quando o áudio deixa o ambiente seguro e controlado das redes locais dedicadas e passa a ser transmitido em redes públicas, sua denominação passa a ser “streaming de áudio”, não mais áudio sobre IP. Muitos defendem que, apesar de estarem relacionados, esses conceitos não se confundem. O streaming é utilizado predominantemente para distribuição de conteúdo multimídia na internet a altas taxas de compressão que comprometem a qualidade do material transmitido, sem garantias de entrega e com atrasos da ordem de vários segundos, a depender da disponibilidade e utilização das redes.

 

Voz sobre IP versus Áudio sobre IP:

A tecnologia de voz sobre IP (VoIP) é predominantemente utilizada para chamadas telefônicas de duração relativamente curta, com baixa taxa de amostragem do áudio captado, geralmente 8 kHz, bem abaixo do mínimo de 44 kHz exigido nas aplicações de áudio profissional. Isso porque no caso de VoIP a informação a ser transmitida é essencialmente a voz humana, que possui particularidades psicoacústicas favoráveis à utilização de artifícios técnicos de compressão, mascaramento e redundância para obtenção de resultados satisfatórios mesmo a baixas taxas de amostragem e resolução.

 

Já as aplicações de áudio sobre IP caracterizam-se por longos períodos de duração e alta qualidade do material sonoro, principalmente em distribuição de conteúdo musical para o público em geral. Neste caso, qualquer tentativa de se aplicar as técnicas de VoIP no áudio transmitido causaria evidente percepção de baixa qualidade sonora por parte dos ouvintes, com sensível degradação nas regiões extremas da faixa de frequência audível.

Se você tem dúvida ou alguma pergunta que gostaria de fazer escreva-nos será um prazer responder!

 

Artigo escrito por: Jorge Faria

Consultor de Broadcast da Audiotx e Stereotool FM

www.stereotool.com.br

www.audiotx.com.br

 

 

Contato 

Audiotx 

Rua Porto Alegre, 263 Cabo Frio, RJ

Telefone: (22) 2648 - 9818 
Celular: (22) 99885 - 6062 (Vivo)

Celular: (22) 98102 - 7853 (Tim)

© Copyright Stereo Tool  2016.  Stereo Tool  Exclusivo