Stokkemask (ITU-R-SM.1268)
Potência de Multiplex - Multiplex Power.
ITU-R-SM.1268 é um método de medição do desvio máximo da frequencia de FM.
Stereo Tool FM Box possui um analizador de espectro que analisa como o sinal de saída ficará após a modulação. Funciona realimentando o clipper em vários estágios, para controlar com muita precisão o espectro resultante. Usar esta ferramenta no Stereo Tool FM Box permite o controlar com precisao a distorção por multipatch (multipercurso). Este controle monitorado corretamente permite melhorar a intensidade na recepçao da emissora, pois permite reduzir distúrbios causados por sinais de estações mais fracas em frequências próximas.
Como consequência o sinal da radio chegará mais longe e com melhor qualidade.
Nota: Quanto mais amplo (wider) for o sinal da radio, mais distúrbios irá causar às emissoras com sinal mais fraco nas frequências adjacentes. Deve se ter cuidado neste ajuste pois ajustado com exagero aumenta a distorção por intermodulação reduzindo a intensidade do sinal recebido. Isto devido uma maior parte do espectro que ficará fora da faixa em que o receptor estará sintonizado. E recomendado critério neste ajuste.
Potência de Multiplex - Multiplex Power.
Potência de Multiplex - Multiplex Power.
Potência de Multiplex - Multiplex Power.
Stokkemask (ITU-R-SM.1268).
ITU-R-SM.1268 é um método de medição do desvio máximo da frequencia de FM.
Stereo Tool FM Box possui um analizador de espectro que analisa como o sinal de saída ficará após a modulação. Funciona realimentando o clipper em vários estágios, para controlar com muita precisão o espectro resultante. Usar esta ferramenta no Stereo Tool FM Box permite o controlar com precisao a distorção por multipatch (multipercurso). Este controle monitorado corretamente permite melhorar a intensidade na recepçao da emissora, pois permite reduzir distúrbios causados por sinais de estações mais fracas em frequências próximas.
Como consequência o sinal da radio chegará mais longe e com melhor qualidade.
Nota: Quanto mais amplo (wider) for o sinal da radio, mais distúrbios irá causar às emissoras com sinal mais fraco nas frequências adjacentes. Deve se ter cuidado neste ajuste pois ajustado com exagero aumenta a distorção por intermodulação reduzindo a intensidade do sinal recebido. Isto devido uma maior parte do espectro que ficará fora da faixa em que o receptor estará sintonizado. E recomendado critério neste ajuste
Artigo escrito por: Jorge Faria
Consultor de Broadcast da Audiotx e Stereotool FM
(22) 2648-9818
(22) 9 9885-6062
O que é o AES67?
As redes de áudio existem há cerca de 20 anos e vários métodos de conexão de sistemas de áudio vêm e vão.
Todas as redes de áudio funcionam da mesma maneira - elas permitem que você envie e receba muitos canais de áudio digital ao longo de um cabo de rede.
O problema sempre foi que cada um desses métodos de rede de áudio é diferente. Então, se você quiser conectar dois equipamentos juntos, eles terão que usar o mesmo protocolo.
Se você tentar conectar equipamentos de marcas diferentes usando dois protocolos diferentes, simplesmente não funcionará.
Tem sido assim há anos. Diferentes protocolos têm diferentes vantagens e desvantagens. Existem alguns protocolos padrão na indústria amplamente utilizados, mas há também alguns protocolos proprietários em que um fabricante deseja conectar somente seus equipamentos para que eles tenham controle total sobre a experiência do usuário.
O problema é que não vivemos em um mundo fechado, queremos liberdade para conectar todos os nossos equipamentos juntos qualquer que seja a marca. Então, em 2013, um novo padrão foi publicado e chamado AES67. No entanto, este não foi apenas outro protocolo para aumentar a confusão de protocolos incompatíveis. Em vez disso, o AES67 é um conjunto de regras para protocolos existentes e futuros a seguir.
Ele define um padrão mínimo para comunicação para permitir a passagem de áudio entre equipamentos.
Durante anos, houve diferentes métodos de colocar áudio em redes IP - todos eles incompatíveis entre si. Então Kevin Gross, uma lenda de redes de áudio, descobriu que muitos desses protocolos de rede eram na verdade bem parecidos.
O fato é que muitos desses protocolos de rede de áudio são bastante semelhantes. Se eles fizerem pequenas modificações, eles podem ser compatíveis com AES67 e, assim, passar o áudio para o equipamento usando outro protocolo.
AES67 foi desenvolvido pela Audio Engineering Society e pode ser um meio de conectar redes e sistemas diferentes juntos
Recentemente, no show da AES em Nova York, houve uma estréia mundial, demonstrando a interoperabilidade do AES67 entre dispositivos de diferentes fabricantes, incluindo equipamentos RAVENNA e DANTE.
Artigo escrito por: Jorge Faria
Consultor de Broadcast da Audiotx e Stereotool FM