Microfone, condensador ou dinâmico?

Ser um locutor de rádio exige inteligência, imaginação e disposição para trabalhar horas em um ambiente fechado, muitas vezes solitário. A ferramenta de trabalho do locutor é a sua voz!

Por isso a necessidade de se usar o microfone correto para que essa ferramenta possa se sobressair da melhor maneira possível. Como fazer isso: Buscar microfones eficientes para voz. Ao escolher um microfone, as pessoas muitas vezes fazem a pergunta: “Qual é o melhor? ” Esta pergunta não tem uma resposta definitiva porque, embora certamente existam microfones melhores que outros, diferentes vozes podem se beneficiar de diferentes microfones. Além disso, embora alguns microfones tenham alto desempenho em uma categoria, como microfones condensadores para voz gravada, eles podem ter desempenho ruim em outra categoria, como microfones para som ao vivo.

Microfones condensadores: Os microfones condensadores geralmente têm melhor desempenho em frequências mais altas e mais baixas que os microfones dinâmicos, o que permite que eles tenham um bom desempenho como microfones de instrumentos e microfones de voz simultaneamente. São muito sensíveis desde o mais simples sussurro até a mais alta explosão de voz (pops). Os detalhes na captação são impressionantes e a experiência é uma audição com maior nitidez, porem suscetível a muitos ruídos de fundos.

São ideais para utilização em estúdios de gravação de música, onde se busca melhor fidelidade. Normalmente necessitam de um pré-amplificador para um bom rendimento.

 

Microfones Dinâmicos: O locutor de rádio experimenta situações em que muitas vezes o estúdio não possui um tratamento acústico ideal com ruídos de fundo intrusivos, que muitas vezes interfere na qualidade da voz. Por possuírem menor sensibilidade e serem desenvolvido para a captação de voz possuem recursos que eliminam ou minimizam os ruídos indesejáveis de fundo em um estúdio que não possui uma acústica ideal. Fazem a captação somente do som a sua frente, foram projetados para enfatizar a voz, possuem filtros integrados que evitam sibilancia, ruídos de respiração causado pelo efeito de proximidade e vibrações indesejadas. Portanto um bom microfone dinâmico é uma opção mais segura para ser usado em uma emissora de rádio.

Conclusão: A emissora de rádio deve ter sabedoria para escolher um microfone que seja ideal para a voz, pois esta é a ferramenta de trabalho da emissora e deve ser explorada com eficiência. Hoje existe uma centena de bons microfones disponíveis para aquisição. Lembrando que uma voz com qualidade no ar faz uma grande diferença para os ouvintes.

Então, voltando a questão inicial: "Qual é o melhor?" - manteremos essa questão ainda sem uma resposta definitiva, embora existam microfones melhores que outros (o preço geralmente é uma boa pista), diferentes vozes podem se beneficiar de diferentes microfones. Além disso, embora alguns microfones tenham alto desempenho em uma categoria, como microfones condensadores para voz gravada, eles podem ter desempenho ruim em outra categoria, como microfones condensadores para microfonar o som ao vivo de um amplificador de guitarra alto.

Para a escolha do microfone correto para sua emissora de rádio, entre em contato com a Audiotx - www.audiotx.com.br

Se você tem dúvida ou alguma pergunta que gostaria de fazer escreva-nos será um prazer responder!

 

Artigo escrito por: Jorge Faria

Consultor de Broadcast da Audiotx e Stereotool FM

www.stereotool.com.br

www.audiotx.com.br

 

 

Contato 

Audiotx 

Rua Porto Alegre, 263 Cabo Frio, RJ

Telefone: (22) 2648 - 9818 
Celular: (22) 99885 - 6062 (Vivo)

Celular: (22) 98102 - 7853 (Tim)

© Copyright Stereo Tool  2016.  Stereo Tool  Exclusivo