Stokkemask (ITU-R-SM.1268)
Potência de Multiplex - Multiplex Power.
ITU-R-SM.1268 é um método de medição do desvio máximo da frequencia de FM.
Stereo Tool FM Box possui um analizador de espectro que analisa como o sinal de saída ficará após a modulação. Funciona realimentando o clipper em vários estágios, para controlar com muita precisão o espectro resultante. Usar esta ferramenta no Stereo Tool FM Box permite o controlar com precisao a distorção por multipatch (multipercurso). Este controle monitorado corretamente permite melhorar a intensidade na recepçao da emissora, pois permite reduzir distúrbios causados por sinais de estações mais fracas em frequências próximas.
Como consequência o sinal da radio chegará mais longe e com melhor qualidade.
Nota: Quanto mais amplo (wider) for o sinal da radio, mais distúrbios irá causar às emissoras com sinal mais fraco nas frequências adjacentes. Deve se ter cuidado neste ajuste pois ajustado com exagero aumenta a distorção por intermodulação reduzindo a intensidade do sinal recebido. Isto devido uma maior parte do espectro que ficará fora da faixa em que o receptor estará sintonizado. E recomendado critério neste ajuste.
Potência de Multiplex - Multiplex Power.
Potência de Multiplex - Multiplex Power.
Potência de Multiplex - Multiplex Power.
Stokkemask (ITU-R-SM.1268).
ITU-R-SM.1268 é um método de medição do desvio máximo da frequencia de FM.
Stereo Tool FM Box possui um analizador de espectro que analisa como o sinal de saída ficará após a modulação. Funciona realimentando o clipper em vários estágios, para controlar com muita precisão o espectro resultante. Usar esta ferramenta no Stereo Tool FM Box permite o controlar com precisao a distorção por multipatch (multipercurso). Este controle monitorado corretamente permite melhorar a intensidade na recepçao da emissora, pois permite reduzir distúrbios causados por sinais de estações mais fracas em frequências próximas.
Como consequência o sinal da radio chegará mais longe e com melhor qualidade.
Nota: Quanto mais amplo (wider) for o sinal da radio, mais distúrbios irá causar às emissoras com sinal mais fraco nas frequências adjacentes. Deve se ter cuidado neste ajuste pois ajustado com exagero aumenta a distorção por intermodulação reduzindo a intensidade do sinal recebido. Isto devido uma maior parte do espectro que ficará fora da faixa em que o receptor estará sintonizado. E recomendado critério neste ajuste
Artigo escrito por: Jorge Faria
Consultor de Broadcast da Audiotx e Stereotool FM
(22) 2648-9818
(22) 9 9885-6062
Espectro de áudio – entendendo
O espectro de áudio é a faixa de frequência audível para os ouvidos humanos.
Varia de 20 Hz a 20.000 Hz e pode ser dividido em sete bandas de frequência diferentes, cada uma com um impacto diferente no som.
As sete bandas de frequências são:
Subgraves>. Graves > Médio baixos> Médios> Médio altos> Presença> Brilho
Subgraves: 20 a 60 Hz
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Os subgraves fornecem as primeiras baixas frequências. Produzem graves profundos que são mais sentidos do que ouvidos. E difícil ouvir qualquer som nesta faixa de frequência em baixo volume. Isso devido às curvas de frequências Fletcher Munson (Equal Loudness Curves).
Nota: Em ajustes na equalização não recomendo se fazer nenhum ajuste nesta frequência, pois o resultado será imperceptível.
Graves: 60 a 250 Hz
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A faixa de graves determina como será o som! Com peso ou leve.
As notas fundamentais dos ritmos musicais estão centradas nesta área. A maioria dos graves nas músicas modernas estão presentes entre 90-200 Hz. As frequências em torno de 250 Hz adicionam uma sensação de calor sem que haja perda na definição. Nota: Excesso de graves nesta região produz nas músicas um som cavernoso.
Médios graves: 250 a 500 Hz
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O médio baixo contém os harmônicos de baixa ordem fundamental da maioria dos instrumentos e é geralmente visto como a faixa de presença de graves.
Aumentar um sinal em torno de 300 Hz aumenta a clareza dos instrumentos.
O aumento excessivo em torno de 500 Hz pode fazer com que os instrumentos de frequência mais alta soem abafados.
Médios: 500Hz a 2 KHz
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Os médios determinam o timbre dos instrumentos. Se aumentarmos o ganho em torno da região de 1000 Hz, pode produzir um som com a estridência de um som de corneta.
O excesso desta frequência normalmente tende a ser metálico e causa fadiga. E necessário cautela ao ajustar esta frequência especialmente nos vocais, pois a voz humana é muito sensível nesta faixa de frequência.
Médios alto 2 a 4 KHz

A audição humana é extremamente sensível nas medias frequências, a mais simples mudança nesta de região produz uma grande mudança no timbre sonoro.
As frequências medias são responsáveis pelo ataque nos instrumentos percussivos e de ritmo. Se o ganho nesta faixa de frequência é aumentado com cuidado pode se adicionar presença, porem em excesso em torno de 3 KHz produz uma fadiga auditiva.
Presença: 4 KHz a 6 KHz

Esta faixa de frequência é responsável pela clareza e definição de um som. É a faixa na qual a maioria dos aparelhos de som centraliza os seus ajustes de controle de agudos. Em excesso pode causar um som irritante e áspero. O ajuste correto produz maior presença e transparência.
Brilho: 6 KHz a 20 KHz

A faixa de brilho é composta inteiramente de harmônicos e é responsável pelo brilho e pelo ar de um som. Aumente em torno de 12 kHz e tenha um som mais definido, é necessário cuidado para não exagerar no ajuste que pode produzir chiados.
Artigo escrito por: Jorge Faria
Consultor de Broadcast da Audiotx e Stereotool FM