Como eliminar ruídos de fundo em estúdios de rádios

Se o estúdio da rádio do ar não possuir um tratamento acústico satisfatório com certeza vai ter ruído no ar.

 

Muitas vezes não se tem como evitar o ruído de ir ao ar! Por isso é importante saber como evitar estes ruídos, principalmente do ar condicionado que é o um dos maiores causadores de ruído em um estúdio de rádio. Para evitar esse problema pode-se utilizar um processador de microfone.

Para se utilizar um processador de microfone é importante entender os princípios de como funciona.

A grande maioria das pessoas pensam que um processador de microfone só é usado para criar uma assinatura (timbre) para o locutor, na realidade pode fazer mais que isso! Com o uso de microfones modernos, que possuem uma grande sensibilidade de captação os ruídos do estúdio são captados com muito mais facilidade, seja do ar condicionado (difusores) ruídos das ventoinhas dos PC’ e CPU que geralmente ficam perto do microfone, se o estúdio não possuir uma porta com uma boa isolação acústica, piora tudo pois ruídos de fora do estúdio com certeza serão captados e irão para o ar provocando um desprazer ao ouvinte além de diminuir a inteligibilidade da voz do locutor.

 

Vamos então verificar o que se pode fazer para eliminar e evitar estes desagradáveis ruídos que são tão indesejáveis em um estúdio de uma emissora de rádio seja ela FM ou não.

 

1- Passo:

A escolha do microfone é muito importante! Invés de se usar um microfone a condensador que é muito sensível e com certeza irá captar muitos ruídos indesejáveis, escolha um bom microfone dinâmico, como um Electro Voice RE320, Heil PR40, AKG D55, Sennheiser E935. Eu poderia fazer uma lista grande aqui, mas não quero ser extenso demais.

Microfones dinâmicos tem preço mais acessível e produz um resultado melhor devido possuir menor sensibilidade sonora, isso não quer dizer que são inferiores! São excelentes porem menos suscetíveis a ruídos adjacentes em um estúdio de rádio.

Procure um bom microfone DINAMICO com um preço que caiba no orçamento da emissora.

 

2-Passo:

Utilizar um bom processador de microfone é fundamental, vou sugerir alguns modelos que tem preços econômicos e realizam o trabalho com eficiência, Behringer MDX 2600, MDX 4600, sugiro esta marca por ser fácil de ser comprada aqui no Brasil. Porem existem outras marcas de excelente qualidade com os mais variados preços como DBX 166XS, DBX 1066, Symetrix 528E, Wheatstone M1 (todos importados).

 

Uma vez escolhido o processador, como eliminar os ruídos? Eis a questão!

Em um processador de microfone devemos começar procurando a seção onde se encontra o Expander– Esta função normalmente é encontrada em todos os processadores, tem a função de deixar os sons silenciosos ainda mais silenciosos, ao reduzir o nível do sinal de áudio que ficar abaixo de um nível de limite definido.

Ajustes:

O Expander/ Gate trabalham juntos como um interruptor que desliga o ruído de fundo, quando não se está falando ao microfone. O ajuste do threshold deve ser definido como 0db (off) para um silêncio total quando se estiver usando fones de ouvido, isto permite ouvir o ruído de fundo do estúdio e assim se poder fazer a regulagem para eliminar o ruído que for ouvido. Para se fazer isso, deve-se ir aumentando lentamente o nível do threshold até o ruído desaparecer por completo

 

Não posso deixar de falar do Ratio.

O Ratio regula a intensidade com que o threshold irá atuar, se recomenda um ajuste de ratio para voz de 151 não é padrão pode variar dependendo do estúdio.

 

Saída – Output

A saída deve ser ajustada para 0db. Este ajuste deve ser feito levando em consideração o nível do console do ar. Monitore sempre os Vu’s para que não haja clipping (saturação) que pode produzir distorção no ar.

 

O processador de microfone pode ser uma excelente ferramenta para uma emissora de rádio para eliminar os ruídos de fundo até esta poder ter um tratamento acústico adequado.

Se você tem dúvida ou alguma pergunta que gostaria de fazer escreva-nos será um prazer responder!

 

Artigo escrito por: Jorge Faria

Consultor de Broadcast da Audiotx e Stereotool FM

www.stereotool.com.br

www.audiotx.com.br

 

 

Contato 

Audiotx 

Rua Porto Alegre, 263 Cabo Frio, RJ

Telefone: (22) 2648 - 9818 
Celular: (22) 99885 - 6062 (Vivo)

Celular: (22) 98102 - 7853 (Tim)

© Copyright Stereo Tool  2016.  Stereo Tool  Exclusivo