DICAS de como usar RDS

Radio Data System, ou simplesmente RDS é um sistema de transmissão de dados digitais usando emissoras de radiodifusão em FM.

 

O RDS permite visualizar várias informações sobre a estação de rádio sintonizada, como o nome da rádio, tipo de programação, etc.

Certifique-se de que, ao configurar um codificador RDS, tenha selecionado o PTY que mais representa o formato da estação.

 

PI - Código único que identifica a emissora. É um identificador hexadecimal exclusivo de quatro caracteres. Ao configurar o codificador RDS, certifique-se de que definiu o PI adequadamente. E responsabilidade do técnico definir o identificador correto e exclusivo para a rádio.

Um problema potencial relacionado ao PI quando não é definido corretamente, é que os rádios receptores dos carros mais modernos, fazem uma varredura automática no dial sintonizando na emissora que possuir o sinal mais forte. Muitos ouvintes têm reclamado que o rádio muda aleatoriamente de estão. As emissoras de rádio devem ter o seu próprio código PI.

Portanto defina o PI da emissora. No Stereo Tool FM Box sai de fábrica com uma configuração padrão: FFFF.

 

AF- FREQÜÊNCIAS ALTERNATIVAS.

É usado para emissoras que tem várias frequências simultâneas. As emissoras no Brasil não utilizam. Se habilitar esta configuração estará possibilitando os rádios receptores dos carros a sintonizar uma estação indesejada se o sinal da sua estação se tornar fraco.

Deixe desabilitado.

 

PS- Program Service Centering ou Centralização de Serviços de Programa.

É um método usado para fazer com que o PS de oito caracteres apareça centralizado no display do rádio.

Se o PS contiver menos de oito caracteres terá necessidade de "adicionar" " espaços ao campo para que seja centralizado. Deve se tomar cuidado em não criar espaços extras para não descentralizar as informações que são geralmente a ID e frequência da Rádio.

 

RDS – Mudanças:

Não esqueça de mudar o RDS se por ventura emissora mudar formato de música.

Isto pode parecer óbvio tenho visto estações ignorar isso. Eu vi estações que exibem o nome da estação antiga e informações muitas vezes por meses no ar.

 

Monitore a Emissora de FM.

Periodicamente monitore no dial do rádio o que as outras estações estão fazendo para ter um parâmetro de comparação com a sua emissora, nem todos os RDS são iguais, uns possuem mais recursos outros menos. O erro mais comum encontrado nos RDS é a automação perder a conexao e ficar exibindo dados de músicas que já foram tocadas. É importante verificar isto esporadicamente.

 

Lembre-se, quando sua emissora de rádio não estiver transmitindo RDS corretamente, a credibilidade e a imagem da sua emissora fica enfraquecida.

 

Dica: A emissora de rádio pode alugar o seu RDS, com certeza será mais uma fonte de recursos para a emissora. Muitas emissoras estão vendendo anúncios via RDS e criando mais uma fonte de recursos. Faça o RDS da sua emissora ganhar dinheiro. Está provado que quase ninguém presta atenção no nome da música ou cantor no RDS do carro. Alugar o RDS da rádio é mais uma opção para as emissoras de rádio e também criar uma fidelização para os ouvintes que buscam informações.

Se você tem dúvida ou alguma pergunta que gostaria de fazer escreva-nos será um prazer responder!

 

Artigo escrito por: Jorge Faria

Consultor de Broadcast da Audiotx e Stereotool FM

www.stereotool.com.br

www.audiotx.com.br

 

 

Contato 

Audiotx 

Rua Porto Alegre, 263 Cabo Frio, RJ

Telefone: (22) 2648 - 9818 
Celular: (22) 99885 - 6062 (Vivo)

Celular: (22) 98102 - 7853 (Tim)

© Copyright Stereo Tool  2016.  Stereo Tool  Exclusivo