Delay em Processador de FM

Latência - Delay em Processador de FM

Latência (delay) se refere a um curto período de atraso (geralmente medido em milissegundos ) entre o momento em que um sinal de áudio entra em um sistema e o momento em que ele vai ao ar. 

Os  potenciais contribuintes para a latência em um sistema de áudio incluem conversão do áudio analógico para digital

Rádio FM:

Os engenheiro e técnico devem começar a pensar nas muitas mudanças que surgiram e que terão que fazer; também as suas consequências. Uma delas será a delay (atraso) no áudio dos equipamentos digitais, que será acrescentado na cadeia analógica como consoles de áudio, codecs de transmissão remota e processadores de FM.

 

Normalmente o monitoramento da radio é feito do ar pelo locutor, neste tipo de monitoração existe o famoso delay, que é muito questionado pelos locutores. Esta uma das principais consequências da digitalização e que teremos que conviver.

O processador de FM:

Sempre será o grande vilao quando se trata de delay, isto porque quanto maior o seu poder de processamento maior será o delay. Muitas empresas fazem um marketing dizendo que possui delay pequeno que não interfere no monitoramento do ar, realmente possuem! Isto porque possuem um poder de processamento muito pequeno que não se equipara aos processadores das grandes marcas.

 

Abaixo está uma tabela com valores reais apresentado pelos fabricantes:

gggg.png

Qual a melhor solução? Neste caso é se ter dois monitoramentos um com o delay do ar, e outro sem delay diretamente da saída do console de áudio do ar.

Muitos consoles de áudio já possuem esta opção. No começo é um pouco confuso para o locutor, porém rapidamente se acostumam. O Digital é uma realidade e não temos como parar esta evolução, como também não se deve sacrificar a qualidade do áudio que vai ao ar em função de delay.

Artigo escrito por: Jorge Faria

Consultor de Broadcast da Audiotx e Stereotool FM

www.stereotool.com.br

www.audiotx.com.br