Separação Do Sinal de Estéreo no Ar

E muito importante monitorar a qualidade do sinal de estéreo no ar!

Por isso vou falar um pouco sobre este tema (SEPARACAO DE ESTEREO).

Em situações reais as antenas não possuem uma impedância perfeita, pode existir ondas estacionarias, como consequência isso reduz a separação do sinal de estéreo no ar.

 

Nota: Ver artigo na biblioteca da http://www.aes.org/e-lib paper 502.( Onnigian, Peter K.)

FM Stereo Separation Degradation as a Function of Antenna System VSWR.

 

Esta redução na separação dos canais (estéreo), reduz a qualidade do som no ar.

Mesmo quando a emissora usa bons processadores de áudio.

O FCC dos Estados Unidos exige uma separação mínima de 29,8 dB em outros países pode chegar a 30 dB. Acima de 40 dB é inaudível.  

Nota: Um bom transmissor de FM possui uma separação de estéreo em torno de 40 dB.

 

É importante dizer que o processador Stereo Tool FM Box ajuda a corrigir este problema com a antena. Não é milagre não! E muito simples o Stereo Tool FM Box permite variar a fase da subportadora de 38 KHz. Isso ajuda a corrigir a impedância entre cabo e antena.

 

Uma emissora de rádio FM com as especificações abaixo terá uma qualidade de áudio muito boa no ar, livre de distorções.

 

Medidas

Modulação: 100%

Sinal de Piloto: 19 Khz

RDS mod:5%

Resposta de frequência: 30 Hz a 15 KHz.

Distorção Harmônica (THD + N) em torno de 0,7%

Nota: THD+N em torno de 0.05 % com 75 Khz de desvio está excelente.

 

Falando um pouco sobre o sinal de MPX

 

FM multiplexado estéreo (MPX) é gerado da seguinte forma: O sinal contém múltiplos componentes, tais como áudio esquerdo mais direito (L+R) e direito menos esquerdo (L-R) e um sinal de piloto de 19 Khz assim como o RDS/RBDS (Radio Data System) 57 KHz.

O áudio L-R é modulado em uma portadora de 38 KHz (com o segundo harmônico do sinal de piloto travado). Após a conversão a diferença do áudio (L-R) modula uma subportadora de 38KHz (DSBSC) Double Side Band Suppressed que deve ser de (38 -15 Khz a 38 +15 Khz).

i.e 23 KHz a 53 KHz para que não haja interferência no sinal de piloto de 19 KHz ou nas informações do áudio L+R. O RDS (Radio Data System) é modulado dentro dos 57 KHz travado no terceiro harmônico do sinal de piloto e usado para transportar fluxo de bits de baixa amostragem de (1187.5 bps) RDS metadata.

O sinal piloto de 19KHz é transmitido para ativar os circuitos de decodificação estéreo e restaurar a portadora AM do sinal (L-R) no receptor, facilitando a demodulação. Na prática a amplitude desse sinal é tal que provoque um desvio de 75 KHz na portadora, ou seja 10% do máximo permitido. Quando se excede o 75 KHz de desvio na modulação pode causar interferencias nas emissoras adjacentes, espúrios e perda de qualidade (distorção).

Por isso necessidade de o um Monitor de Modulação de boa qualidade, para monitorar o sinal de FM.

 

 

Obrigado ao Professor Oscar Bonello, engenheiros, Junis Kim. Keyur Parikh, por publicar os excelentes artigos sobre MPX onde pude me basear para escrever o artigo acima. Agradeço também ao eng. Otavio de Goiânia pelas explicações sobre antenas.

Se você tem dúvida ou alguma pergunta que gostaria de fazer escreva-nos será um prazer responder!

 

Artigo escrito por: Jorge Faria

Consultor de Broadcast da Audiotx e Stereotool FM

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