Como aumentar a cobertura de uma rádio FM

Como aumentar a cobertura de uma rádio FM

Para aumentar a cobertura de uma rádio FM, sem ter que aumentar potência, é necessário otimizar a modulação da rádio.

 

Isto pode ser feito utilizando um processador de áudio digital de ultima geração que possua um controle de clipper eficiente.

 

O processador de FM Stereo Tool FM Box Plus; possui dois clippers composto muito eficiente e preciso, que elimina ou minimiza ao máximo os picos de modulação de audio, criando uma modulação extremamente precisa, livre de distorção!

 

Definindo modulação:

Modulação transmite informações por meio de uma portadora variando a sua frequência instantânea.

 

Como aumentar a modulação nas rádios de FM sem Sobre Modular?

 

Utilizando um processador de áudio digital como ferramenta:

Processamento de áudio em Broadcast (rádios) é engenharia e arte simultaneamente.

Engenharia tem o objetivo de fazer o uso mais eficiente da relação sinal-ruído e da largura de banda de áudio disponível a partir do sinal transmitido, evitando a SOBRE MODULACAO!

 

A arte ou artístico tem como objetivo ajustar o processamento de áudio! Podendo manter a qualidade do áudio de origem ou criar um som diferenciado que chamo de ASSINATURA SONICA, que pode mudar radicalmente a qualidade do som original. O correto na minha opinião é trabalhar entre esses os dois extremos e conseguir um processamento de áudio que aumente a percepção de LOUDNESS (intensidade) sem, contudo, mudar radicalmente a qualidade da música.

 

AUMENTANDO A MODULACAO usando o processador de áudio!

A modulação em FM pode ser aumentada reduzindo a relação média dos picos de áudio; se os picos de áudio forem reduzidos, o valor médio do nível de modulação pode ser aumentado em até 20%! Cortar os picos que produz a sobre modulação é uma forma muito eficaz para que se aumente a média de modulação no ar!

O corte dos picos (clipping) aumenta consideravelmente a potência transmitida porque a onda cortada tem mais superfície para o mesmo valor de pico, ou seja, tem mais energia!

 

Para realizar este trabalho eficientemente é necessário aumentar o nível de RMS do audio através de um estágio de processamento eficiente que controle o corte (clipper) dos picos de áudio, o programa de áudio (musica) tem uma distribuição aleatória de amplitudes.

 

Em FM a norma padrão define que a modulação não deve exceder o limite de 100% mesmo com os picos de áudio de curta duração. Portanto o método mais eficaz para aumentar o nível de RMS é eliminar os picos de modulação como mostra as imagens acima.

 

O conceito de corte de picos (clipping) normalmente está associado a distorção, que deve ser evitada em qualquer equipamento de alta qualidade.

Em FM, os picos de modulação têm uma longa tradição, devido à necessidade de obter altos valores de modulação. Ao longo dos anos, muitas técnicas foram desenvolvidas para reduzir os efeitos negativos provocados no corte dos picos de modulação (clipping), porém a mais efetiva é aumentar o nível de RMS.

 

Outras Imagens:

Se você tem dúvida ou alguma pergunta que gostaria de fazer escreva-nos será um prazer responder!

 

Artigo escrito por: Jorge Faria

Consultor de Broadcast da Audiotx e Stereotool FM

www.stereotool.com.br

www.audiotx.com.br

 

 

Contato 

Audiotx 

Rua Porto Alegre, 263 Cabo Frio, RJ

Telefone: (22) 2648 - 9818 
Celular: (22) 99885 - 6062 (Vivo)

Celular: (22) 98102 - 7853 (Tim)

© Copyright Stereo Tool  2016.  Stereo Tool  Exclusivo