Placas de Som – Interface de Áudio Digital

Para Rádios FM - Edição de Audio em TV - Estúdio de Gravação.

 

Placa de som ou Interface de áudio é um dispositivo de hardware que envia e recebe sinais sonoros entre equipamentos de áudio e um computador, executando um processo de conversão entre a forma digital e analógica. Podem ser internas acopladas ao barramento PCI do computador ou externas ligadas ao computador por conexao USB ou Firewire.

A maioria das placas de som usa um conversor digital-analógico DAC (Digital-to-Analog Converter) que converte dados digitais em formato analógico. A qualidade da placa de som é calculada pelo algoritmo denominado bit-rate, também conhecido por profundidade de som, que mede a massa de dados que o dispositivo é capaz de processar. A escala vai de 16 a 30 bits, onde quanto maior seu valor melhor será qualidade produzida, porém 16 bits já é suficiente para reproduzir um áudio de alta qualidade.

 

As placas de som profissionais, são otimizadas para gravação e reprodução digital. Normalmente, as entradas e saídas de áudio são analógicas, mas várias placas profissionais oferecem entradas e saídas digitais (AES/EBU ou S/PDIF). Um recurso importante das placas de áudio profissionais é a possibilidade de gravação e reprodução simultâneas de vários canais, possuem e taxa de amostragem (bit-rate) de 96khz ou 192Khz produzindo assim maior fidelidade de áudio em comparação com a placas padrão consumidor.

 

 

Exemplo: M-Audio padrão PCI

Placas de Som – Interfaces de Audio padrão Broadcast.

São considerados padrão broadcast as placas de som (interfaces) com entradas e saídas balanceados.

Exemplo: A marca M-Audio foi uma das pioneira na produção de placas de som padrão broadcast sendo a preferida das rádios e estúdios no Brasil. Hoje com a evolução tecnológica existem muitas marcas no mercado que já oferecem conversores de 24-bit/192Khz. As placas de som mais antigas utilizavam conversores de 24 bit/96khz.

 

Qual a diferença entre placas de som (interfaces) de 24bit/96Khz e 24bit/192Khz?

Primeiro vou explicar o que significa esta diferença! A taxa de amostragem refere-se a quantas amostras de 24 bits são gravadas a cada segundo. A gravação de 96 kHz tem 96.000 amostras de 24 bits registradas a cada segundo a de 192 kHz tem 192.000 a cada segundo. Tenha em mente que um CD comercial tem uma resolução de 44,1, 16 bits. Existem muitos argumentos e discussões sobre o assunto que dizem que quanto mais melhor, dizendo que quanto mais frequências se capturar utilizando maior taxa de amostragem (sample-rate) se produzirá um som com maior definição, outros afirmam que 44,1 é mais do que o suficiente pois o ouvido humano não pode ouvir acima de 20 Khz.

 

Eu comparei a audição da mesma música em uma placa de som de 96Khz e em outra de 192Khz e não conseguir notar diferença! Na realidade eu duvido que alguém possa notar qualquer diferença entre uma e outra, porem as placas de 192Khz são as recomendas hoje por possuírem mais recursos e hardware mais robusto.

 

Considerações finais:

 

 

É difícil provar ou não questões de qualidade como as que eu mostrei aqui porque a percepção auditiva humana é tão frágil e nossa memória é muito curta. Não irei sugerir nenhum modelo especifico porem orientar a emissora de rádio, TV ou estúdio de gravação comprar uma placa de som (interface de áudio) que possa satisfazer as necessidades onde será utilizada, levando em consideração o fabricante e suporte técnico oferecido no Brasil, na minha opinião pessoal quatro marcas destacam no cenário, todas de excelente qualidade sendo consideradas padrão broadcast.

 

Os modelos abaixo foram testados e aprovados pelo padrão de qualidade da Audiotx.

 

Behringer UMC 404

Focusrite Scarlett 2i4

M-Audio Fast Track II

Presonus Audiobox 22vsl

Artigo escrito por: Jorge Faria

Consultor de Broadcast da Audiotx e Stereotool FM

www.stereotool.com.br

www.audiotx.com.br

 

 

Se você tem dúvida ou alguma pergunta que gostaria de fazer escreva-nos será um prazer responder!

 

Contato 

Audiotx 

Rua Porto Alegre, 263 Cabo Frio, RJ

Telefone: (22) 2648 - 9818 
Celular: (22) 99885 - 6062 (Vivo)

Celular: (22) 98102 - 7853 (Tim)

© Copyright Stereo Tool  2016.  Stereo Tool  Exclusivo