Porque usar um pré-amplificador de Microfone?

Porque usar um pré-amplificador de Microfone?

Um pré-amplificador é um circuito dedicado que amplifica os sinais de baixo nível que vem dos microfones. Os sinais de microfone são geralmente muito abaixo do nível de operação nominal, portanto, é necessário muito ganho, geralmente cerca de 30-60 dB, às vezes até mais! Quando se utiliza um pré de microfones estes irão permitir se ter um nível de áudio compatível coma mesas de áudio modernas que trabalham com +4dBu.  

É importante dizer que hoje a maioria das interfaces de áudio já possuem pré-amplificadores integrado de excelente qualidade.

Qual o real benefício de se usar um pré-amplificador externo?

Resposta: Melhor qualidade se som! O som dos microfones é mais evidente quando se utiliza níveis com maior ganho! Os circuitos de pré-amplificação simples costumam ter um som aceitável com ajustes de ganhos de 40-50 dB, porem o som é "velado" principalmente quando se utiliza microfones dinâmicos de baixa saída como: Shure SM7B, Electro Voice RE20, Sennheiser 421/441 e outros!

Os pré-amplificadores externos de boa qualidade estão equipados com circuitos mais sofisticados que mantêm a transparência tonal do som captado pelo microfone, por possuir maior ganho.

O objetivo maior de se usar um pré-amplificador de microfone é conseguir a melhor clareza de áudio possível sem nenhuma coloração ou distorção principalmente em consoles de áudio de rádio, que utilizam pré-amplificadores com circuitos simples (Não estou levando em consideração os consoles nacionais que possuem pré-amplificadores de microfone com qualidade sofrível).

Normalmente o som de microfones das emissoras de rádio não possuem muito peso e tem pouca inteligibilidade! O som da voz do locutor de uma emissora de rádio deve ter presença e a melhor qualidade possível; um bom pré-amplificador pode fazer muita diferença na qualidade do microfone, isso porque dependendo do pré de microfone usado, a sonoridade muda do som do ar muda completamente.

 

Gostaria de dizer, todavia que não estou sugerindo que um pré-amplificador de microfone possa substituir um "Processador de Microfone", estou dizendo que com um bom pré de microfone se consegue uma qualidade de voz muito boa no ar ajudando a rádio a criar uma assinatura sônica diferenciada. Utilizando um bom pré de microfone muitas vezes se evita a necessidade de se comprar um microfone de custo elevado.

 

Interface de áudio com certeza ajudará a melhorar a qualidade do som dos microfones, pois já possuem pré-amplificadores integrados, possuem excelente nível de ganho, fonte fantasma de 48 volts (phanton power) e podem ser usados tanto para microfones dinâmicos como condensadores otimizando o ganho.

Sugestão de Marcas:  Behringer, Focusrite, M-Audio, PreSonus.

Artigo escrito por: Jorge Faria

Consultor de Broadcast da Audiotx e Stereotool FM

www.stereotool.com.br

www.audiotx.com.br

 

 

Se você tem dúvida ou alguma pergunta que gostaria de fazer escreva-nos será um prazer responder!

 

Contato 

Audiotx 

Rua Porto Alegre, 263 Cabo Frio, RJ

Telefone: (22) 2648 - 9818 
Celular: (22) 99885 - 6062 (Vivo)

Celular: (22) 98102 - 7853 (Tim)

© Copyright Stereo Tool  2016.  Stereo Tool  Exclusivo