Como Escolher o Processador Correto

Em um universo onde só se fala em Marcas famosas de Processadores como Orban e Omnia e outras mais! E preciso ter muito critério e bom senso para se escolher um bom Processador de Áudio.

 

Primeira Etapa: Analisar sempre o melhor custo benefício. Orban e Omnia são excelentes equipamentos, porem hoje no mercado de Broadcast existe muitas opções de equipamentos com qualidade igual ou superior (Stereo Tool FM Box). Faça uma escolha lógica e Inteligente! Cuidado com as comparações exageradas feitas por algumas empresas do mercado, analise bem o equipamento, pergunte as rádios que usam! Ouça um demo de áudio. 

 

Segunda Etapa: Decidir o que é importante para a emissora no que diz respeito a conseguir um som competitivo e de qualidade, A área que sua radio atua tem muita competitividade?

Como é a qualidade do Som das rádios concorrentes.

 

Analisando sua localidade:

 

A-Zona Rural.

Nenhuma Competição.

B-Cidade de Porte Médio.

Media Competição.

C-Cidade de Porte Grande.

Muita Competição.

 

Terceira Etapa: Fator financeiro; A emissora dispõe de recursos financeiros para investir em um equipamento de Alto Desempenho. Sim – Não.

 

Quarta Etapa: Decidir o quanto de qualidade e Loudness (Peso) no Dial se deseja que a emissora tenha.

 

Quinta Etapa: Características e recursos do Processador a ser adquirido.

Os modelos Digitais possuem mais recursos e possuem melhor qualidade e desempenho do que os modelos Analógicos.

 

Existe o Mito que os Orbans 8100 possuem Som melhor que os novos Processadores Digitais. Isto e falso estes equipamentos estão obsoletos e sofrem com desgaste e envelhecimento dos seus componentes, que não existem mais para reposição a não ser em uma empresa especializada localizada nos Estados Unidos, Hoje em dia existe uma grande quantidade destes equipamentos nos sites de vendas tipo Ebay nos Estados Unidos Como tudo na vida tem seu tempo e sua vida útil os Orbans 8100 tiveram a sua época. Não conseguem competir mais com os modernos processadores digitais que existe no mercado.

 

Considerações:

Na realidade todos gostariam de ter um Automóvel Ferrari, mas como seria o desempenho deste automóvel em estradas precárias; com certeza não teria um bom rendimento e deixaria muito a desejar. Assim é mundo dos Processadores de Áudio.

 

Tudo começa assim:

 

1- Qualidade do Arquivos de Áudio Gravados.

O formato Mp3 com seu áudio mascarado nunca vai oferecer Clareza e Definição que um formato sem compressão produz. Infelizmente este é o formato que prevalece no Brasil. O formato Wave sem compressão oferece qualidade de CD.

 

2- Placa de Áudio.

Considere uma placa de áudio que tenha pelo menos 96kHz – 24/32 Bits, e  que seja Balanceada, placas de áudio não Balanceadas geram ruídos e captam interferências externas. Em Rádios AM um é desastre.

 

3- Mesa de Som:

Um console de áudio de qualidade, deve ter um bom Sinal-Ruído e também um bom Headroom que é a capacidade do Console de não distorcer com os Picos de áudio. Os locutores DJ não se importam em manter um nível de sinal adequado, gostam de ver os VU’s colados no vermelho. Portanto quanto melhor o Headroom do Console melhor será do áudio distorcer. Consoles antigo possui qualidade duvidosa devido ao desgaste dos componentes pelo tempo, que alteram a qualidade do áudio e lei da física. Consoles digitais nem sempre são a melhor opção.

 

4- Link de Áudio.

E o caminho do áudio processado até chegar ao transmissor, tem possuir uma boa resposta de frequência de 30Hz a 15 kHz qualidade Linear – Flat (±0.1dB) e também boa estabilidade. Caso contrário pode gerar muitos picos de modulação e o áudio processado perde parte da sua densidade.

 

5- Excitador de Áudio.

E o coração do transmissor, se não tiver um mínimo de qualidade, realmente fica difícil se ter obter uma boa qualidade de som no Ar. Detalhe muito importante para ser avaliado, pois existem empresas que para diminuir o custo do Transmissor economizam ao Máximo na qualidade do Excitador.

 

Consideração Final: A qualidade de Som em uma emissora de Radio é como uma corrente, um elo dependendo um do outro. Sendo assim analise cada uma destas etapas e decida! Lembrando que somente o Processador de Áudio não vai fazer Milagres.

Se você tem dúvida ou alguma pergunta que gostaria de fazer escreva-nos será um prazer responder!

 

Artigo escrito por: Jorge Faria

Consultor de Broadcast da Audiotx e Stereotool FM

www.stereotool.com.br

www.audiotx.com.br

 

 

Contato 

Audiotx 

Rua Porto Alegre, 263 Cabo Frio, RJ

Telefone: (22) 2648 - 9818 
Celular: (22) 99885 - 6062 (Vivo)

Celular: (22) 98102 - 7853 (Tim)

© Copyright Stereo Tool  2016.  Stereo Tool  Exclusivo