Codecs sem perdas

Lossless codec (ALAC) é um formato de codificação de audio sem perdas e de referência.

Foi desenvolvido pela Apple no ano de 2004 e no final de 2011 a Apple disponibilizou o codec com o código aberto e livre de royalties (Licença Apache 2.0). O Apple Lossless suporta até 8 canais de áudio com profundidade de 16, 20, 24 e 32 bits com uma taxa de amostragem máxima de 384kHz.

 

FLAC - Free Lossless Audio Codec é um formato de codificação de áudio para compressão sem perdas de áudio digital, desenvolvido pela Xiph.Org Foundation, é também é um formato aberto com licença livre de royalties muito usado principalmente para distribuidores de Streaming como Tidal e outro.

 

Sem perdas significa sem perdas

O áudio codificado com ALAC/FLAC, quando decodificado, é digitalmente idêntico à fonte de áudio original. Não há perda de dados e, portanto, não há perda de qualidade de áudio.

Os codecs de áudio sem perdas não usam análise psicoacústica, ao contrário dos codecs com perdas. Eles usam análise estatística para que os dados sejam 100% recuperáveis à custa de menos compactação de dados.

 

O termo codec é um uma mistura de duas palavras, codificador-decodificador, que é um algoritmo para codificação e decodificação de dados. Lossless é um método usado para compactar (tornar menor) sem perder informações e descompactar de volta à sua forma original.

 

Codecs diferentes empregam técnicas diferentes. A maioria dos codecs descarta seletivamente a informação acústica que é menos perceptível pelos ouvintes. A eficácia com que um codec de áudio executa isso determina sua qualidade de áudio.

Os codecs de áudio de última geração atuais incluem a família AAC, que inclui AAC, HE-AAC e xHE-AAC. MP3 está morto.

Artigo escrito por: Jorge Faria  

Data:12/04/2022

Consultor de Broadcast da Audiotx e Stereotool FM

www.stereotool.com.br

www.audiotx.com.br