Stokkemask (ITU-R-SM.1268)
Potência de Multiplex - Multiplex Power.
ITU-R-SM.1268 é um método de medição do desvio máximo da frequencia de FM.
Stereo Tool FM Box possui um analizador de espectro que analisa como o sinal de saída ficará após a modulação. Funciona realimentando o clipper em vários estágios, para controlar com muita precisão o espectro resultante. Usar esta ferramenta no Stereo Tool FM Box permite o controlar com precisao a distorção por multipatch (multipercurso). Este controle monitorado corretamente permite melhorar a intensidade na recepçao da emissora, pois permite reduzir distúrbios causados por sinais de estações mais fracas em frequências próximas.
Como consequência o sinal da radio chegará mais longe e com melhor qualidade.
Nota: Quanto mais amplo (wider) for o sinal da radio, mais distúrbios irá causar às emissoras com sinal mais fraco nas frequências adjacentes. Deve se ter cuidado neste ajuste pois ajustado com exagero aumenta a distorção por intermodulação reduzindo a intensidade do sinal recebido. Isto devido uma maior parte do espectro que ficará fora da faixa em que o receptor estará sintonizado. E recomendado critério neste ajuste.
Potência de Multiplex - Multiplex Power.
Potência de Multiplex - Multiplex Power.
Potência de Multiplex - Multiplex Power.
Stokkemask (ITU-R-SM.1268).
ITU-R-SM.1268 é um método de medição do desvio máximo da frequencia de FM.
Stereo Tool FM Box possui um analizador de espectro que analisa como o sinal de saída ficará após a modulação. Funciona realimentando o clipper em vários estágios, para controlar com muita precisão o espectro resultante. Usar esta ferramenta no Stereo Tool FM Box permite o controlar com precisao a distorção por multipatch (multipercurso). Este controle monitorado corretamente permite melhorar a intensidade na recepçao da emissora, pois permite reduzir distúrbios causados por sinais de estações mais fracas em frequências próximas.
Como consequência o sinal da radio chegará mais longe e com melhor qualidade.
Nota: Quanto mais amplo (wider) for o sinal da radio, mais distúrbios irá causar às emissoras com sinal mais fraco nas frequências adjacentes. Deve se ter cuidado neste ajuste pois ajustado com exagero aumenta a distorção por intermodulação reduzindo a intensidade do sinal recebido. Isto devido uma maior parte do espectro que ficará fora da faixa em que o receptor estará sintonizado. E recomendado critério neste ajuste
Artigo escrito por: Jorge Faria
Consultor de Broadcast da Audiotx e Stereotool FM
(22) 2648-9818
(22) 9 9885-6062
Codecs sem perdas
Lossless codec (ALAC) é um formato de codificação de audio sem perdas e de referência.
Foi desenvolvido pela Apple no ano de 2004 e no final de 2011 a Apple disponibilizou o codec com o código aberto e livre de royalties (Licença Apache 2.0). O Apple Lossless suporta até 8 canais de áudio com profundidade de 16, 20, 24 e 32 bits com uma taxa de amostragem máxima de 384kHz.
FLAC - Free Lossless Audio Codec é um formato de codificação de áudio para compressão sem perdas de áudio digital, desenvolvido pela Xiph.Org Foundation, é também é um formato aberto com licença livre de royalties muito usado principalmente para distribuidores de Streaming como Tidal e outro.
Sem perdas significa sem perdas
O áudio codificado com ALAC/FLAC, quando decodificado, é digitalmente idêntico à fonte de áudio original. Não há perda de dados e, portanto, não há perda de qualidade de áudio.
Os codecs de áudio sem perdas não usam análise psicoacústica, ao contrário dos codecs com perdas. Eles usam análise estatística para que os dados sejam 100% recuperáveis à custa de menos compactação de dados.
O termo codec é um uma mistura de duas palavras, codificador-decodificador, que é um algoritmo para codificação e decodificação de dados. Lossless é um método usado para compactar (tornar menor) sem perder informações e descompactar de volta à sua forma original.
Codecs diferentes empregam técnicas diferentes. A maioria dos codecs descarta seletivamente a informação acústica que é menos perceptível pelos ouvintes. A eficácia com que um codec de áudio executa isso determina sua qualidade de áudio.
Os codecs de áudio de última geração atuais incluem a família AAC, que inclui AAC, HE-AAC e xHE-AAC. MP3 está morto.
Artigo escrito por: Jorge Faria
Data:12/04/2022
Consultor de Broadcast da Audiotx e Stereotool FM